Foram apresentadas pautas com vistas a inserção das instituições; para garantir equidade na divisão de recursos
O reitor da Universidade Estadual de Maringá, Leandro Vanalli, integrando a comitiva da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), participou, na quarta-feira (8), em Brasília, de audiências com três ministérios brasileiros e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
A primeira audiência ocorreu com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; e, na sequência o grupo foi recebido pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Os dirigentes também foram atendidos pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência, Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Encerrando, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
A Abruem representa 47 instituições públicas brasileiras de ensino superior e considera que pautar efetivamente uma política pública de abrangência, consolidação e expansão da educação superior no Brasil deve integrar as universidades estaduais e municipais que são parte vital do desenvolvimento do sistema de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil.
Neste sentido, foram apresentadas pautas com vistas à inclusão das universidades estaduais e municipais em políticas públicas e programas com recursos da União, de modo a garantir a democratização e a equidade na divisão de recursos para fomento das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Para o reitor da UEM, visitas como as que foram feitas aos deputados federais e aos ministros e ao vice-presidente Alckmin demonstram a preocupação dos dirigentes participantes da Apiesp e da Abruem, entidades sintonizadas com seu tempo, no sentido de assumir o compromissos em relação às demandas do setor, especialmente no que diz respeito à necessidade de se promover a inclusão e a democratização do acesso ao ensino superior público de qualidade e excelência.