Iniciativa propõe um espaço para discutir os problemas de saúde e garantir a qualidade dos serviços
O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) realizou nesta quarta-feira (7) a sua 5º Conferência Local de Saúde. A iniciativa aconteceu às 18h no auditório do hospital e contou com a presença da vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes, da equipe diretiva do HUM, representantes de entidades e profissionais da saúde de todo o município de Maringá e região.
Segundo a diretora de assistência do HUM, Rita Cristina Cardoso Cestari, este é um momento democrático onde se discuti as políticas públicas, os problemas de saúde das comunidades e possibilita mapear as condições de saúde local. “O objetivo principal é direito a saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade e participação social’.
Neste momento também será eleito e constituído o Conselho Local do HUM, que tem caráter permanente, consultivo e fiscalizador das ações em saúde na área de abrangência. É estruturado por 50% grupo de usuários de entidades e movimentos interessados nas questões de saúde da área de abrangência do hospital, 25% por entidades vinculadas ao Conselho local e 25% por representantes dos trabalhadores em saúde.
“A representatividade local é o que confere legitimidade a este evento como instância colegiada dos vários segmentos representados. A participação da comunidade é uma das diretrizes fundamentais do SUS, permitindo que a sociedade se articule para garatntir os interesses e necessidades da população na área da saúde, fortalecendo assim o sistema”, destaca a superitendente, Cremilde Trindade Radovanovic.