Pesquisa visa desenvolver abordagens de otimização aplicadas a simuladores de processos químicos
O aluno, egresso da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Lucas Francisco dos Santos, acaba de defender sua tese de doutorado em cotutela (dupla titulação), entre a UEM e a Universidade de Alicante, localizada em San Vicente del Raspeig, província de Valência, Espanha. Agora ele tem o título de doutor nos dois países.
Seu trabalho aqui na instituição, foi desenvolvido no curso de Engenharia Química, na área de "Desenvolvimento de processos". Já na Universidade de Alicante, no mesmo curso, no setor de "Simulação, otimização e síntese de processos químicos", ao qual recebeu hoje (19), o comunicado da Espanha, que sua tese obteve a nota máxima: "Sobresaliente Cum Laude" (Excepcional com honra).
A ideia de produzir a tese com orientação em regime de cotutela internacional, com fins a dupla titulação, foi dos próprios orientadores, sendo um deles o professor e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Mauro Antonio da Silva Sa Ravagnani. O objetivo é de estreitar os laços de colaborações e produções entre os grupos de pesquisas envolvidos no trabalho, além de buscar unir experiências na elaboração da temática.
A pesquisa defendida visa desenvolver abordagens de otimização aplicadas a simuladores de processos químicos. A intenção da pesquisa foi de elaborar ferramentas para integrar a capacidade dos simuladores em descreverem detalhadamente a realidade com algoritmos de otimização para tomadas de decisão ótimas. Assim, essas técnicas computacionais podem corroborar para que as tomadas de decisões nos avanços de tecnologias ou, no melhoramento das técnicas existentes, sejam de forma ótima e rigorosa, melhorando aspectos econômicos, energéticos e ambientais dos projetos de engenharia.
Para Santos, “a experiência de realizar um doutorado com dupla titulação internacional foi bastante produtiva. Permanecendo por períodos prolongados em ambos grupos de trabalho, pude aprender e aplicar à pesquisa as técnicas e o conhecimento particular e de alto nível recebido por cada um dos grupos inseridos. Adicionalmente, fazer contatos e parcerias com pesquisadores estrangeiros colaborou bastante com a pesquisa desenvolvida na tese e abriu portas para oportunidades de trabalhos futuros” afirma.
Ele conta que as maiores dificuldades enfrentadas ao longo desse processo se referem às documentações, desde a submissão de projetos às agências de fomento, aplicação para o visto, matrícula como aluno regular em ambos programas de doutorado até a elaboração e defesa de tese seguindo ambos regimentos. “No entanto, realizar as obrigações de ambos os programas foi uma oportunidade para realizar atividades extras, como disciplinas, cursos, palestras, congressos e redação de uma tese que mescla estruturas e estilos de ambas universidades”.
“Acredito que o doutorado com dupla titulação internacional seja uma excelente oportunidade para jovens pesquisadores iniciarem suas carreiras, de um ponto de vista acadêmico, de rede de contatos e com um título válido em outro país ou continente" conclui Lucas.