Palestra Florestas Urbanas Capa

Será ministrada pelo professor Maurício Ferreira, pós doutor pelo Departamento de Geociências, da Universidade do Porto

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada (PGB) e o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizam quarta-feira (20), às 14h, no Anfiteatro do bloco G90, no câmpus sede, a palestra “O papel das florestas urbanas na construção de cidades sustentáveis: experiências de São Paulo (SP)”.

Será ministrada pelo professor Maurício Lamano Ferreira, pós doutor pelo Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento Territorial pela Universidade do Porto, em Portugal. 

O objetivo do evento será ressaltar a importância das florestas em espaços urbanos, enfatizando os serviços ambientais que a floresta nos oferece como, alimento para a fauna, controle da poluição sonora e da temperatura, regulação dos ciclos hidrológicos, entre outros, deixando as cidades mais agradáveis. O público-alvo são os alunos de graduação, de pós-graduação e comunidade em geral, é gratuito.  

Segundo a professora do Departamento de Biologia (DBI), Mariza Barion Romagnolo, que trabalha com o professor Lamano, em levantamentos florestais de Maringá, principalmente no Parque do Ingá, “com os diversos problemas ambientais relacionados as mudanças climáticas, destacamos a importância de se discutir esse tema com acadêmicos e também com a comunidade externa”.  

Sobre: Ferreira também é pós doutor e doutor pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP); mestre em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo (IBT/SP); graduado em Geociências pelo Instituto de Geociências da USP (IGc/USP) e também em Ciências Biológicas pela Universidade Mackenzie (UPM). Com grande interesse em questões ambientais, sua pesquisa tem foco na compreensão de padrões e processos ecológicos, com ênfase na ciclagem biogeoquímica, mudanças climáticas, poluição atmosférica e conservação da natureza.