Reitora capa

Um dos temas foi estimular a reflexão sobre a atuação da enfermagem no contexto multidimensional do cuidado humano

Galeria de fotos cedida pela organização do evento

A vice-reitora Gisele Mendes, participou terça-feira (19), da cerimônia de abertura VI Simpósio Internacional do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Sipse), promovido pelo Departamento de Enfermagem (DEN) e o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O evento organizado por docentes e discentes da instituição se embasou pelos seguintes propósitos:

1. Estimular a reflexão e o debate sobre a atuação da enfermagem no contexto multidimensional do cuidado humano;

2. Incitar a produção e a divulgação científica mediante a oferta de espaço para apresentação de trabalhos científicos;

3. Oportunizar aos participantes solidificação e/ou a aquisição de conhecimentos na temática do evento;

4. Estimular que estudantes de graduação e pós-graduação participem das atividades atinentes ao tema, em uma perspectiva internacional;

5. promover a interação e o intercâmbio científico entre discentes, docentes, pesquisadores e profissionais da saúde.

A vice-reitora Gisele Mendes, valorizou a profissão do enfermeiro, e destacou seu papel, “ele é sempre aquela pessoa que tem mais que cuidar do que curar. O médico busca a cura, busca a vida, e o enfermeiro busca cuidar, não necessariamente curar, mesmo quando a morte é um evento inevitável, quando sobrevém a alguma coisa que é mais difícil de contornar, o enfermeiro se mantém ali nos cuidados, até o final. Então ele é aquela pessoa que se preocupa e muito com o paciente de forma integral, com a parte dos cuidados operativos, com o cuidar até o fim, e nunca desistir”.

Estiveram presentes: a vice-reitora, Gisele Mendes; diretora adjunta do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Priscila Garcia Marques; a chefe do Departamento de Enfermagem (DEN), Maricy Morbin Torres; a chefe adjunto do DEN, Nelly Lopes de Moraes Gil; a coordenadora do simpósio, Marcelle Paiano; o vice-coordenador do evento e vice-coordenador do PSE André Estevam Jaques; a enfermeira e superintendente do Hospital Universitário de Maringá (HUM), Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic e representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). 

O Sexto Simpósio Internacional em Enfermagem termina hoje (21).