PHOTO 2023 09 25 15 39 40

Durante a visita, os alunos puderam, por exemplo, aprender sobre as características botânicas das plantas medicinais

O horto existe desde 2009 e é desenvolvido em nível de projeto de extensão, coordenado pelo professor do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá, Valdir Zucareli, do Departamento de Ciências Agrárias, no Câmpus Regional de Umuarama.

Na última segunda-feira (25), recebeu os alunos da Escola Zilda Arns, de Umuarama. Além do uso didático, o projeto também tem recebido frequentemente a comunidade externa, principalmente estudantes da educação básica da região.

A visita foi uma iniciativa das professoras Priscilla de Oliveira Carrara de Biologia e Francielle Fridrichsen Sgorlon de Química. Na ocasião, os alunos do segundo e terceiro anos do ensino médio puderam aprender mais sobre as características botânicas das plantas medicinais, provaram chás e tiraram dúvidas sobre o uso de espécies das plantas.

Além da visita ao Horto, no laboratório de Botânica, os estudantes puderam visualizar as plantas no microscópio, tendo um novo olhar sobre os organismos. Também tiveram experiências nas áreas de bioquímica, com a bióloga Andréia Paula, de Zoologia e de sementes, no Laboratório de Sementes e de Zoologia, com os servidores técnicos Fernando Henrique e Maria Aparecida.

Ao final da visita os adolescentes plantaram uma árvore em homenagem ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, e puderam conversar sobre a importância das árvores no equilíbrio dos ecossistemas e no combate ao aquecimento global.

Tal iniciativa demostra o forte compromisso da UEM com o ensino, a pesquisa e com a extensão, levando à comunidade uma visão interdisciplinar dos conteúdos abordados em sala de aula.