Desfile foi a oportunidade das alunas da Unati mostrarem os produtos de oficinas ligada a uma disciplina
Nesta segunda-feira (2), ocorreu a Jornada da Pessoa Idosa, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), um evento que foi marcado pela conscientização e celebração da vida das pessoas da Terceira Idade. Durante a programação, um desfile despertou a atenção de muita gente, inclusive da imprensa: o desfile de roupas de crochê de luxo, que teve como modelos principalmente alunas matriculadas na Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).
O crochê confeccionado para o desfile faz parte de uma das oficinas ministradas por um grupo de funcionárias aposentadas da UEM, em uma sala do próprio câmpus universitário. Há também outras oficinas onde é trabalhada a confecção dos artesanatos a partir dos produtos recicláveis como papéis, plásticos (garrafas pets), tecido velho e flores descartadas.
O grupo de aposentadas responsável por estas oficinas se chama GARR (Grupo de Artesanato com Resíduo Reciclado). Ele surgiu com a necessidade de repensar a destinação dos resíduos sólidos urbanos, em especial os domésticos. Veja quais são as oficinas:
• Técnica de Vasos Ornamentais e flores;
• Técnica de confecção de papel artesanal de baguaçu de cana;
• Técnica de confecção de Material de escritório com papel artesanal.
• Técnica de confecção de sabonete, velas e outros artesanatos;
• Técnica de crochê básico e de luxo
O desfile ocorreu como parte da Jornada da Pessoa Idosa, evento promovido pela Unati em comemoração do Dia da Pessoa Idosa e dos 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.
*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)