2023 11 06 Ramiro Wahraftig Fundacao Araucaria 7990

Um dos temas tratados foi a plataforma iAraucária que oferta serviços de inteligência territorial

Galeria de fotos

Foi realizada no Gabinete da Reitoria, uma reunião com a presença do reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, da vice-reitora, Gisele Mendes, do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, e da professora do Departamento de Informática (DIN) e assessora da fundação, Linnyer Beatrys Ruiz Aylon.     

O presidente da fundação destacou o aumento significativo do número de doutores no Paraná, quase 20 mil e 26 mil mestres. Ramiro Wahrhaftig frisou que este é um momento excepcional para o estado, e também explicou sobre os Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIS). Ele ouviu dos participantes da reunião as estratégias de governança que estão sendo desenvolvidas dentro da instituição.

Outro assunto tratado, foi a plataforma iAraucária que apoia o engajamento dos atores de ciência, tecnologia e inovação, ofertando serviços de inteligência territorial. A partir da iAraucária é possível conhecer todos os doutores do Paraná, onde eles estão e suas áreas de pesquisa.

Também participaram da reunião na última segunda-feira (6), a chefe de gabinete da reitoria, Maria Luisa Furlan Costa, o procurador jurídico, Geovaneo Edervaldo Rossato, o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga e o diretor do Centro de Tecnologia (CTC), Romel Dias Vanderlei.

 

Sobre: A iAraucária apoia o engajamento dos atores de ciência, tecnologia e inovação, ofertando serviços de inteligência territorial, com uso de Big Data e Inteligência Artificial, bem como oferta fomento para todos os parceiros. Abaixo alguns números que explicam o apoio da Araucária e a dimensão do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná.