construção de madeira 01Pesquisadores de cinco IES paranaenses buscam aprofundar estudos sobre produção florestal e construção sustentável

O ex-vice-reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e coordenador do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPU), Ricardo Dias Silva, embarca neste sábado (24) para uma Missão Técnica em Baden-Württenberg, estado-irmão do Paraná na Alemanha, juntamente com outros pesquisadores de quatro Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná. A missão visa aprofundar as pesquisas voltadas para o uso da madeira engenheirada (produto de plantio florestal processado para uso em construções) no setor de construção civil no Paraná.

Segundo Silva, este estado alemão, além de ser uma região produtora de madeira, é também detentora de tecnologia do setor madeireiro, reunindo assuntos de interesse dos pesquisadores que estudam a área de produção florestal e sistemas construtivos sustentáveis com madeira. “Visamos não só aprofundar os estudos sobre tecnologia da madeira, desde a produção até a arquitetura, mas também conhecer como podemos fomentar essa economia aqui, já que o Paraná é um estado madeireiro e florestal.”

professor Ricardo Dias Silva DAUNa opinião do professor da UEM, o “Paraná pode crescer muito na produção de componentes, elementos e sistemas construtivos em madeira, que são mais sustentáveis e contribuem para a fixação de CO2 e o enfrentamento dos problemas ocasionados pelas mudanças climáticas”.

O grupo irá desenvolver ações previstas no Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (Napi) Wood Tech (tecnologia de madeira), implementado pela Fundação Araucária em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) para alavancar o setor florestal e de construções com uso de madeira engenheirada. Incentivo que atende os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

O cronograma da viagem prevê, de 25 de fevereiro a 1º de março, visitas técnicas a universidades e centros de pesquisa e reuniões com pesquisadores e profissionais alemães, objetivando aumentar o repertório de possibilidades da equipe do projeto e prospectar novos acordos de cooperação entre o Paraná e Baden-Württenberg.

Silva acrescenta que “o objetivo é aprofundar conhecimentos, desde a área florestal até a produção de novos sistemas construtivos, como os que empregam madeira engenheirada, como, por exemplo, o sistema Cross Laminated Timber (CLT), que é a madeira lamelada cruzada, cujo emprego tem crescido muito na Alemanha e em outros países”. “Estamos entusiasmados porque, como pesquisadores da área há muitos anos, finalmente, conseguimos esse apoio governamental dentro desta visão do Estado, de que é estratégico investir na cadeia produtiva da madeira. Esperamos que, nesta missão à Alemanha, a gente possa, além de conhecer mais a fundo o que eles vêm fazendo lá, trocar conhecimentos e estabelecer parcerias futuras, inclusive, dentro dos nossos programas de pós-graduação, com a possibilidade de envio de pesquisadores e de receber pesquisadores de fora”, vislumbra.

Além de Silva, o grupo de pesquisadores que irá visitar o país europeu é formado por Jorge Daniel de Melo Moura (UEL), Jorge Luis Monteiro de Matos (UFPR), Graciela Ines Bolzon de Muniz (UFPR), Everton Hillig (Unicentro) e Marcelo Henrique Granza (UTFPR), que compõem a NAPI Wood Tech. Também irão participar da visita o presidente da Fundação Araucária e responsável pela missão, Ramiro Wahrhaftig, a assessora de Projetos Estratégicos Internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, e o diretor-executivo do Cilla Tech Park, da região de Guarapuava, Paulo César Rezende de Carvalho Alvim.