Reunião Procurador geral projeto meditação 01Universidade vai ofertar em Curitiba capacitação meditativa aos gestores do Ministério Público, Seti e Seed

O procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, recebeu em seu gabinete, na tarde de quinta-feira (22), representantes do projeto de Meditação Transcendental (MT), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Educação (Seed).  

Desenvolvido na Universidade desde 2019, o MT foi apresentado pelo professor Celso Conegero, coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e responsável pelo projeto. Conegero relatou aos membros da Procuradoria de Justiça, Seti e Seed a história da implementação do projeto, da parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM), o histórico das atividades desenvolvidas até hoje e os objetivos a curto e médio prazo. 

A Meditação Transcendental faz parte de um projeto de extensão da UEM chamado “Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Individual e Coletivo”, oferecido em parceria com a SIM. O objetivo central da proposta é capacitar pessoas para a Meditação Transcendental, formando grupos que possam realizar a prática em conjunto e beneficiando quatro principais áreas da vida: potencial mental, saúde, relacionamentos e sociedade. 

Reunião Procurador geral projeto meditação 02 1Participaram da reunião, o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o reitor da UEM, Leandro Vanalli; o pró-reitor de Administração da UEM, Ademir Massahiro Moribe; a assessora especial externa da UEM, Mileny Melo; o professor da Associação Internacional de Meditação (SIM), Gustavo Cerna Herrera, a promotora de justiça e voluntária do projeto, Laís Letchacovski; e representando o secretário de Educação do Estado de Paraná (Seed), o chefe do Núcleo de Articulação Acadêmica e Intercâmbio da Seed, Marlon de Campos Mateus.  

Giacoia explicou que o interesse pelo projeto está em consonância com a Política Nacional de Atenção à Saúde Mental dos Integrantes do Ministério Público, instituída pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por meio da Resolução CNMP nº 265/2023.  A orientação é que sejam trabalhadas as questões relacionadas à saúde mental dos servidores. Ele também acenou com a possibilidade do envolvimento institucional do Ministério Público no projeto, juntamente com a Seti e Seed para que a técnica da meditação seja levada para o sistema educacional do Paraná e para as universidades estaduais. 

Para Sotto Maior, o sistema educacional está precisando promover mais a solidariedade,  compaixão, visando melhorar as relações interpessoais. Marlon também citou o programa de intercâmbio internacional Ganhando o Mundo, instituído pela Lei Nº 20.009/ 2019, como sendo um dos mais importantes projetos da Seed e que também tem identificado, entre os estudantes intercambistas, níveis altos de ansiedade, devido às mudanças intensas de rotina as quais são expostos, e vê no projeto de meditação uma possibilidade de colaboração neste sentido. 

Após o debate em relação à metodologia do projeto, Bona fez uma proposta de um evento de extensão de capacitação da técnica de meditação transcendental para os gestores do MP, Seti e Seed. Inicialmente, a UEM irá promover um curso de meditação em Curitiba para 21 pessoas, sendo sete representantes de cada um dos segmentos. A data do curso ainda será definida.