MG 0530 edit

Solenidade realizada na última sexta-feira (22) formou 15 alunos das turmas de língua japonesa básica e intermediária

Galeria de fotos

Na noite da última sexta-feira (22), o Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoveu a formatura dos alunos dos cursos básico e intermediário em língua japonesa iniciados em 2022 e 2023. Ao todo, foram entregues 15 certificados de conclusão, sendo 12 para os formandos do básico e três para os formandos do intermediário. A cerimônia foi realizada às 19h30, na Associação dos Servidores Públicos do Paraná (ASPP).

O evento foi um momento especial para os professores e alunos do IEJ, que, desde o começo da pandemia da Covid-19, não realizavam uma formatura de modo presencial. “Foi muito emocionante ver os alunos reunidos e comentando sobre as aulas que tiveram durante a pandemia. Já fazia alguns anos que não tínhamos uma formatura presencial, por isso foi ainda mais emocionante”, comentou a coordenadora do IEJ, Kiyomi Kimura Fugie. A vice-reitora Gisele Mendes e o pró-reitor de Extensão e Cultura (PEC), Rafael da Silva, também estiveram presentes para prestigiar os formandos.

Em seu discurso, a vice-reitora parabenizou o IEJ por seus 42 anos de história e, também, pelo trabalho desenvolvido de integração entre a Universidade e a comunidade externa. Ao final de sua fala, ela felicitou os formandos e agradeceu ao Instituto por meio de uma frase lida em japonês que dizia “parabéns a vocês e muito obrigada”.

Durante a solenidade, as estudantes Amanda Louzano Moreira Shinnae, Lara Conrado Carrasco e Yukari Fugie foram homenageadas por conquistarem a aprovação no Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT, na sigla em inglês para Japanese Language Proficiency Test).

Com o objetivo de promover a cultura e a língua japonesa, o IEJ oferece cursos presenciais e on-line. Kiyomi destaca que “estudar língua japonesa não é somente aprender a ler e escrever hiragana, katakana e kanji, e sim estudar a cultura japonesa. Poder levar um pouco do aprendizado da cultura e costumes japoneses para o dia a dia dos alunos é uma grande divulgação da cultura japonesa. É isso que desejamos aqui no IEJ”.