celpe bras 2024 1

No Brasil, o exame é uma exigência para ingresso de alunos internacionais em cursos de graduação e pós-graduação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) sediará pela primeira vez o exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). O Celpe-Bras é desenvolvido e concedido pelo Ministério da Educação (MEC), sendo realizado duas vezes ao ano em todo o mundo, com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Este certificado, reconhecido oficialmente, é o único no Brasil que atesta proficiência em português como língua estrangeira, aceito internacionalmente por empresas e instituições educacionais como comprovação de competência na língua. No Brasil, sua exigência é comum para ingresso de alunos internacionais em cursos de graduação e pós-graduação universitária.

O exame Celpe-Bras avalia a habilidade de comunicação oral e escrita em português do Brasil em diversas situações cotidianas. São considerados quatro níveis de proficiência: Intermediário, Intermediário Superior, Avançado e Avançado Superior.

As provas serão realizadas nos dias 23 e 24 de abril, no Instituto de Línguas (ILG), localizado no câmpus sede da UEM. O primeiro dia compreende um teste escrito, enfocando interpretação de diferentes gêneros textuais, enquanto no segundo dia os candidatos enfrentarão uma prova oral individual. Para esta primeira edição, a UEM disponibilizou 12 vagas, e devido à alta demanda regional, planeja-se ampliar o número de vagas na próxima edição em outubro.

Para mais informações ou dúvidas sobre o exame, entre em contato pelo e-mail celpebras@uem.br.

 

Alunos eci

 

Aulas de português também são oferecidas aos estudantes

As aulas de português para estudantes do Pré-Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (Pré-PEC-G) já tiveram seu início. Este programa visa preparar os estudantes para ingressarem na graduação, desenvolvendo sua na competência na língua portuguesa e facilitando sua adaptação ao ambiente acadêmico. As próximas turmas serão abertas no próximo semestre, com datas a serem definidas.

Em 2024, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou este curso por meio do PLA (Português como Língua Adicional), com apoio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e do Programa de Integração Estudantil (Prointe). Com este curso, os estudantes internacionais têm a oportunidade de se preparar para o exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e, posteriormente, ingressar no Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), do Ministério de Relações Exteriores (MRE).

Os estudantes são provenientes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, principalmente da África, América Latina e Caribe. Na UEM, estudantes de países como Cabo Verde, Angola, Senegal, Paraguai, Jamaica, Nigéria, Cuba, República Democrática do Congo, Gana, Gabão e Benin estão matriculados.