Reuniões Mandaguari 2

Contribuições da Universidade ao município nas áreas de pesquisa e extensão foram discutidas no Gabinete da Reitoria

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na tarde desta quinta-feira (18), a visita de representantes da Prefeitura de Mandaguari-PR. A prefeita, Ivonéia Furtado (Cidadania), e a secretária de Educação, Selma Bertolini, estiveram no Gabinete da Reitoria (GRE) para discutir parcerias entre a Universidade e o município da Região Metropolitana de Maringá (RMM).

No começo da tarde, as visitantes participaram de encontro com o reitor, Leandro Vanalli. O objetivo da reunião foi abrir caminho para que a UEM possa contribuir com Mandaguari em diferentes projetos nas áreas de pesquisa e extensão.

“Mandaguari é uma importante cidade da nossa região e que pertence à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), com a qual a UEM tem várias parcerias e alguns projetos já em andamento”, destacou o reitor. “A prefeita nos procurou a fim de levarmos ao município parcerias na área da saúde, em questões ligadas ao Hospital Universitário, e também alguns projetos na área da engenharia, como o Projetek, que a UEM desenvolve com apoio e financiamento da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)”, concluiu.

2024 04 18 Visita e Reunião com Prefeita de Mandaguari 1 of 28 1

Prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado, e reitor da UEM, Leandro Vanalli, discutem propostas de parceria

Em outra reunião, a comitiva mandaguariense conheceu projetos de pesquisa da UEM que envolvem a produção de Cannabis medicinal.

A Prefeitura Municipal de Mandaguari sancionou, em maio do ano passado, uma lei que regulamenta e facilita o acesso da população a medicamentos produzidos à base de canabidiol e tetrahidrocanabidiol. As substâncias extraídas da planta Cannabis sativa auxiliam, de forma significativa, no tratamento de pessoas com doenças neurológicas.

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa, e o representante do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Maringá, Nilson Marcos Tazinafo, estiveram presentes no encontro, assim como o diretor de pesquisa da UEM, Marcos Luciano Bruschi, e a coordenadora do Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap), Fernanda Andréia Rosa.

Também compareceram o presidente da Associação Canábica Norte Paranaense (Acanpa), Raoni Molin, a farmacêutica da Acanpa Beatriz dos Santos, e o presidente da associação de produtores Sustentec, Euclides Lara Cardozo Junior.

2024 04 18 Visita e Reunião com Prefeita de Mandaguari 14 of 28

Encontro no GRE reuniu gestão da UEM, Prefeitura de Mandaguari e representantes de entidades ligadas à produção de cannabis medicinal

Após a reunião, Ivonéia Furtado e Selma Bertolini também conheceram as instalações do Comcap, complexo multiusuário onde muitos projetos de pesquisa são desenvolvidos na Universidade. Conforme a vice-reitora, a agenda objetivou firmar parcerias entre a Universidade e o executivo municipal, para que, com a contribuição da pesquisa da UEM, Mandaguari possa oferecer medicamentos a preços acessíveis à população.

“As associações e a prefeitura de Mandaguari estão buscando uma parceria com a UEM para que nossos órgãos e complexos de apoio, sobretudo o Comcap, possam fornecer matéria-prima, equipamentos e conhecimento na área do canabidiol para fins medicinais. O objetivo é fornecer esses medicamentos a preços módicos à população, porque eles têm sido fundamentais para o tratamento de condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), epilepsia, entre outras”, enfatizou.