Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial avaliou, em São Paulo, quase 2 mil produtos de diferentes países
Duas professoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM) representaram a instituição no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado no Teatro B32, em São Paulo-SP, entre os dias 11 e 14 de abril.
A docente do Departamento de Zootecnia (DZO) Magali Soares dos Santos Pozza e a professora do Departamento de Engenharia de Alimentos (DAL) Grasiele Scamaral Madrona foram juradas do evento que avaliou os melhores queijos e produtos lácteos do mundo. Elas integram, respectivamente, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) e o Centro de Tecnologia (CTC).
Para Magali Soares dos Santos Pozza, a representação à UEM no Mundial foi uma oportunidade ímpar. “Agradeço ao CCA por todo o apoio. O evento reuniu a cadeia produtiva do setor como um todo, de produtores, indústria laticinista e comunidade acadêmica a renomados especialistas em queijos. A exposição permitiu conhecer a grande diversidade e o potencial dos nossos produtos, pois as melhores queijarias do país estiveram presentes na feira”, destacou a docente.
O Mundial do Queijo do Brasil é parceiro oficial do Mondial du Fromage de Tours, da França. A iniciativa contou com avaliações em diversas categorias, entre elas, o 3º Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, no qual as professoras da UEM atuaram como juradas.
Grasiele Scamaral Madrona lembrou que o concurso recebeu inscrições de mais de 1,9 mil queijos, iogurtes, doces de leite e coalhadas, de países como Itália, Suíça, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, México e Argélia.
“Foi uma honra participar como jurada neste brilhante evento. Foram 300 jurados, quase 2 mil produtos, de 13 países diferentes, e um grande aprendizado. O Paraná tem tecnologia e um grande potencial para produzir queijos, e na nossa região tivemos alguns prêmios, como é o caso das queijarias Lita e Zanetti. E a UEM vem contribuindo para os avanços na área dos queijos”, enfatizou a professora.
Entre os 15 melhores produtos selecionados no Concurso de Queijos e Produtos Lácteos, 11 são brasileiros. O campeão da categoria foi anunciado na noite da última sexta-feira (13), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O queijo brasileiro Morro Azul, produzido pela Vermont Queijos Especiais, de Pomerode-SC, foi o premiado.
Outras categorias disputadas foram as de Melhor Queijeiro, Melhor Queijista e Melhor Fondue do Brasil. Além dos concursos, a programação do evento incluiu conferências e rodadas de negócios, promovidas pelo Programa Via Láctea. Uma feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais ocorreu em frente ao teatro e reuniu mais de 100 produtores.