Tamabém foram adquiridos diversos equipamentos e materias para axiliar no tratamento
A equipe de fisioterapeutas que atua na enfermaria adulto do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) implementou novos protocolos de avaliação funcional e prescrição de exercícios visando ganho de força muscular, mobilidade no leito, condicionamento físico e amenizar casos dolorosos, melhorando a assistência e recuperação dos pacientes internados.
Para promover este trabalho, foram adquiridos, por meio da Diretoria de Assistência, vários equipamentos e materiais, como prancha ortostática, que coloca o paciente acamado em pé; cadeira de transferência para acamados; estimulador elétrico transcutâneo, para alívio da dor; bolas de pilates; halteres; elásticos; caneleiras; cicloergômetro (pedal para treino aeróbico); dinamômetro para medição manual de força muscular e aparelho para ventilação não invasiva.
“A fisioterapia hospitalar atua diretamente na prevenção e tratamento de pacientes hospitalizados, principalmente nas alterações respiratórias, neurológicas e musculares. Em situações em que há um tempo maior de internação, os profissionais são essenciais, já que evitam várias complicações recorrentes ao longo tempo acamado” ressalta Egle Leão, fisioterapeuta que supervisionou a elaboração destes novos protocolos.
Egle também que explica que as avaliações funcionais contêm escalas para força muscular, escala de mobilidade, teste de caminhada de 6 minutos para avaliação da parte cardiorrespiratória e escala de dor. “Baseada nesta avaliação é realizado a prescrição de exercícios fisioterapêuticos”.
As enfermarias adulto contam com outros seis fisioterapeutas. São eles: Mariana Reino, Lucia Vieira Brolese, Miquela Kalil, Vinicius de Souza, Taina Moura e Hudson Correa.