Contemplada pelo projeto Read Japan, instituição recebeu 158 publicações do cônsul-geral adjunto do Japão
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu 158 livros do projeto Read Japan das mãos do cônsul-geral interino do Japão, Rei Oiwa, na quarta-feira (29), em cerimônia no Gabinete da Reitoria (GRE). A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, recepcionou a comitiva do Consulado-Geral do Japão em Curitiba, composta também pela vice-cônsul, Misaki Shoji, e pela encarregada do setor cultural do consulado japonês em Curitiba, Akemi Ferreira.
De acordo com os representantes do consulado japonês, a UEM é a segunda universidade paranaense contemplada pelo projeto Read Japan. A primeira foi a Universidade Federal do Paraná, no ano passado.
“Nós temos feito esse projeto no mundo inteiro junto com a colaboração do Japan Foundation. Fizemos questão de fazer essa doação para a UEM porque a universidade tem muitos alunos capacitados e bastante interessados na comunidade do Japão. E também por causa da importante presença da comunidade japonesa em Maringá. Por isso, estamos muito felizes por conseguirmos fortalecer a parceria com a UEM. A UEL (Universidade Estadual de Londrina) será a terceira. Este ano somente estas duas universidades serão contempladas, no Paraná”, detalhou Oiwa.
A vice-reitora agradeceu a visita da comitiva do consulado japonês do Paraná e a doação de livros, bem como a parceria entre as instituições. “Nós só temos a agradecer, não só pelos exemplares doados, mas também pelos laços que se estabelecem. Com certeza, os livros serão muito úteis, pois a comunidade japonesa de Maringá é grande e dentro da UEM temos o Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), que propaga não só a língua, mas também a cultura japonesa”, destacou Mendes.
Os livros doados ficarão disponíveis para toda comunidade interna e externa na Biblioteca Central (BCE), no câmpus sede da UEM. As obras, em língua inglesa, são sobre vários temas do Japão e abrangem vários gêneros, como literatura, história, cultura, economia, entre outros. A expectativa é que irão contribuir para a formação dos estudantes da UEM e alunos do IEJ. A diretora da BCE, Márcia Regina Paiva de Brito, informou que a doação é muito bem-vinda e representa um upgrade significativo no acervo de livros sobre a cultura japonesa.
Durante a cerimônia, Oiwa entregou para a vice-reitora uma placa com o pedido de que seja fixada na BCE, identificando o local como um dos mais de mil no mundo contemplados pelo Read Japan.
O coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), Renato Leão, explicou que a doação foi obtida por intermédio do Consulado do Japão, que alertou o ECI para se candidatar ao edital da fundação japonesa e, assim, a UEM foi contemplada pela primeira vez com a doação.
Também prestigiaram a solenidade de doação, o presidente da Associação de Intercâmbio Internacional de Maringá, Shiniti Ueta; a chefe de gabinete, Maria Luísa Furlan Costa; e a coordenadora do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), professora Kiyomi Kimura Fugie.
Projeto existe há 16 anos
O projeto Read Japan, iniciado em 2008, promove o entendimento sobre o país asiático por meio da doação de livros para universidades e bibliotecas ao redor do mundo. Atualmente, o projeto é administrado pela Tokyo Foundation for Policy Research com o apoio financeiro da The Nippon Foundation, instituição fundadora. Até hoje, mais de mil instituições foram contempladas pelo projeto.
O objetivo não é somente dar suporte ao trabalho dos pesquisadores, líderes de opinião ou intelectuais especialistas no Japão, mas também promover o entendimento entre os não-especialistas e, com isso, contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos a longo prazo.