MestrandoAutista Participa de Conferencia 3

Segundo da esquerda para a direita, ele esteve em evento que marcou a retomada desta conferência após oito anos

Galeria de imagens

O aluno de mestrado em Políticas Públicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Antonio Augusto Ferreira Neto, que tem transtorno de espectro autista, representou o Paraná na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em julho, em Brasília.

Convocada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a 5ª CNDPD reuniu representantes governamentais e da sociedade civil de todas as regiões do Brasil com o propósito de mapear desafios, debater e decidir prioridades para elaboração de políticas direcionadas às pessoas com deficiência. 

O evento representa um importante espaço democrático de diálogo e construção coletiva, fruto de mobilizações das comunidades, dos movimentos sociais e da gestão pública.

Esta edição marcou o retorno dos processos conferenciais após o intervalo de oito anos. Com o tema "O cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo", a Conferência teve o objetivo de fazer um diagnóstico das demandas principais dos estados e desenvolver políticas inclusivas para garantir o acesso aos direitos em todo território.

A mesma temática orientou todas as etapas conferenciais, com debates estruturados em cinco eixos: Controle social e participação das pessoas com deficiência; Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada; Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência; Cidadania e acessibilidade; e Os desafios da comunicação universal.

A 5ª CNDPD teve a coordenação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), em conjunto com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio das Comissões Organizadora, Técnico Científico, e de Infraestrutura.

Quem é o mestrando da UEM?

Advogado, gerente de políticas públicas da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência, Ferreira Neto é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Maringá. Além disso, faz parte da comissão de elaboração do Programa de Atendimento Educacional Especializado da UEM. Para ir à 5ª CNDPD, ele foi eleito delegado que compôs a delegação do Paraná.

Ferreira Neto é acompanhado pelo Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae), da UEM. O Programa presta, atualmente, acompanhamento especializado direto e indiretamente a mais de 100 estudantes, de cursos de graduação e de pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado). No ano passado, recebeu um novo espaço e conta com cinco salas destinadas ao atendimento de estudantes com deficiência. 

Com sua estrutura de pessoal, têm oportunizado o acesso a recursos desenvolvidos e/ou adaptados tais como impressões em braile e fonte ampliada; textos digitalizados em formato acessível a alunos com baixa visão; acompanhamento de acadêmicos atendidos na realização de avaliações ou atividades de estudos; e remoção de barreiras físicas e atitudinais, promovendo, assim, a ampliação do acesso e permanência. O Propae fica no Bloco B-33, sala 03, da Pró-Reitoria de Ensino (PEN).