Instituto de Línguas já formou aproximadamente 7,5 mil alunos em pouco mais de cinco décadas (Arquivo ASC)
Em agosto, o Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá – ILG completa 55 anos. As comemorações terão início nesta quinta-feira (8), com apresentação da Orquestra de Câmara da UEM, às 19h30, no auditório da Biblioteca Central (BCE). O concerto faz parte da Semana de Artes da UEM, de 5 a 9 deste mês.
Criado em 1969 como projeto de extensão da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFI), sob supervisão do Departamento de Letras da instituição, pela Professora Doutora de língua inglesa Maria Ignez do Carmo Tílio, o ILG oferecia cursos inglês, francês e italiano à comunidade interna e externa. Notícias daquele ano publicadas no “O Jornal” e “Folha do Norte” informavam que o curso de inglês tinha duração de seis anos, francês, sete e italiano, três. A inscrição dependia da apresentação de uma fotografia 3X4 e do pagamento de NCr$ 10, com mensalidade de NCr$ 25,00.
Os inscritos no primeiro ano de funcionamento do ILG, anexo à FAFI, foram 150, sendo que 80% dos alunos matricularam-se no curso de inglês. Segundo os mesmos jornais, muitos dos materiais didáticos utilizados em sala de aula foram fornecidos pelas embaixadas e consulados dos referidos países. Com o passar dos anos, o ensino de outros idiomas, como alemão e japonês, foi incorporado ao programa pedagógico da escola.
Hoje ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), o ILG formou em pouco mais de cinco décadas aproximadamente 7,5 mil alunos, muitos dos quais matricularam os filhos e hoje acompanham os estudos de língua estrangeira dos netos. Outros tornaram-se professores, seguindo os passos de seus mestres.
“A trajetória do ILG é motivo de muito orgulho para todos que vivemos o dia a dia de comprometimento e dedicação de tantas pessoas ao ensino de qualidade e constante aperfeiçoamento”, diz a professora de língua inglesa Soraya Maldonado, chefe do ILG.
Programa de Línguas Estrangeiras - PLI
Tendo por missão promover o ensino de línguas estrangeiras, capacitando os alunos nas diferentes habilidades linguísticas e comunicativas e apoiando atividades de pesquisa, ensino e extensão, o ILG trabalhou durante muitos anos com cursos regulares de alemão, espanhol, francês, inglês e italiano, mas nos últimos anos viu o corpo docente diminuir significativamente.
Para adequar o ensino aos novos tempos e atrair professores, o ILG criou o Projeto de Línguas Estrangeiras (PLI), com oferta de outras línguas e novos formatos de cursos.
Como projeto institucional, o PLI/ILG funciona dentro do quadro das normas e exigências legais do Estado e da UEM, assegurando qualidade aos cursos e valor aos certificados emitidos. A responsabilidade administrativa e didático-pedagógica pelas ações do PLI cabe aos professores efetivos do quadro do ILG/UEM com suporte gerencial financeiro da FADEC.
Como projeto, o PLI transforma positivamente o ILG, unindo a qualidade já tradicional da instituição à capacidade de mudança e expansão, proporcionando flexibilidade e agilidade na construção de novos formatos de cursos e novas línguas que já estão sendo oferecidos.
O quadro de professores é formado por estagiários do curso de Letras da UEM selecionados pela administração do projeto, bem como por professores da comunidade externa (especialistas, mestres ou doutores) com reconhecida experiência no ensino de línguas estrangeiras convidados a colaborar.
Serviço
Concerto da Orquestra de Câmara da UEM em comemoração aos 55 anos do Instituto de Línguas da UEM
Local: Auditório da BCE
Horário: 19h30