Mais de 1,3 mil vestibulandos poderão ingressar em cursos de graduação; provas foram aplicadas em 14 de julho
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou, às 10h desta sexta-feira (9), o resultado dos vestibulares de Inverno e EaD 2024. Ao todo, 1.329 candidatos foram aprovados para cursos de graduação da instituição.
Os resultados dos concursos podem ser acessados, exclusivamente, via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) e App Vestibular UEM. O cartão de desempenho dos candidatos também está disponível para consulta, nas mesmas plataformas, até o dia 9 de setembro.
Os aprovados no Vestibular de Inverno 2024 terão ingresso no primeiro semestre de 2025, junto aos candidatos selecionados via Vestibular de Verão 2024 e Processo Avaliação Seriada (PAS). Já os aprovados no Vestibular EaD ingressam nos respectivos cursos neste ano, a partir de setembro. Confira, ao fim da matéria, orientações sobre prazos e matrículas.
Em recado aos aprovados, o reitor da UEM, Leandro Vanalli, comemorou o sucesso do processo seletivo. “É motivo de alegria e orgulho para a nossa Universidade saber que os estudantes tanto a procuram para sua educação superior, já que temos sido protagonistas na formação de profissionais de excelência em todas as áreas do conhecimento. Gostaria de parabenizar cada candidato e cada candidata que prestou a prova e deu o máximo de si por um bom desempenho, e também congratulo aqueles que conseguiram a aprovação nesta primeira chamada. Serão todos muito bem-vindos à UEM”, afirmou.
As provas foram realizadas em 14 de julho por quase 10 mil candidatos. Em cinco horas de aplicação, os vestibulandos responderam a 50 questões de conhecimentos gerais, no estilo somatória, além de uma redação com o tema “violência política de gênero”. O gabarito definitivo dos vestibulares foi publicado em 19 de julho. Já nota e imagem da redação estão disponíveis desde o dia 24 de julho.
O Vestibular de Inverno 2024 registrou a menor taxa de abstenção da série histórica do concurso, computada desde 2009 - apenas 9,16% dos inscritos faltaram à prova. Foram ofertadas 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição - Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama.
Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pôde selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. A novidade tem impactado positivamente no preenchimento das vagas oferecidas - as 1.101 aprovações no Vestibular de Inverno 2024 representam 99,36% de aproveitamento das vagas.
O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que somou 578,62 inscritos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas, também destacaram-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26).
Já o Vestibular EaD 2024 permitiu ingresso nos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídos entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM. Ao todo, foram aprovados 228 candidatos.
Destaques
A maior pontuação do Vestibular de Inverno 2024 foi de Camilo Quinteros Moreira, candidato de 19 anos de idade. O jovem fez 349 pontos e foi aprovado com o primeiro lugar para o curso de Medicina da UEM.
"Estava no meu computador, dei um ‘Ctrl + F’ (ferramenta de busca) e achei meu nome no primeiro lugar. Imediatamente tive uma explosão de felicidade. Sinceramente, não esperava nem que eu estivesse entre os aprovados”, relatou.
Durante a preparação para a prova, o estudante se preocupou em aliar o estudo a cuidados com a saúde mental. “Tive uma rotina de resolução de exercícios consistente, mas foquei em dar atenção ao meu bem-estar mental, sair para socializar com amigos e fazer coisas que gosto, como jogar videogame e ler. Creio que o equilíbrio de esforço nos estudos e dar atenção a si mesmo é importante”, opinou.
Já Rivaldo Ribeiro, de 60 anos, foi o aprovado mais velho do concurso. Via Vestibular de Inverno, ele conseguiu uma vaga para a graduação em Zootecnia na UEM.
Esta foi a quinta vez que Ribeiro prestou vestibular na UEM para este curso - nas anteriores, entre 1981 e 1982, ele não havia conseguido a aprovação. “Não aceito derrota. Desde 1982, eu sabia que daria a volta por cima, pois a glória chega, ainda que demore”, comemorou.
O curso de Zootecnia será a quarta graduação do estudante, formado também em Direito, História e Nutrição. Com a nova faculdade, Ribeiro pretende qualificar o manejo animal que desenvolve em sua propriedade rural. “Como meu pai sempre me levou na propriedade, aprendi a amar os animais. Será ótimo (estudar na UEM). Trabalharei com gado e cavalo, para mim mesmo e para amigos vizinhos”, projetou.
No Vestibular EaD, a maior pontuação registrada foi de Elton Pedroso Correa, de 28 anos. O primeiro colocado do concurso foi aprovado para o curso de Letras, vinculado ao polo de Educação a Distância (EaD) da UEM em Sarandi-PR.
Matrículas e lista de espera
Os aprovados no Vestibular de Inverno deverão efetuar matrícula a partir de janeiro de 2025, por meio deste site, após a divulgação dos resultados do Vestibular de Verão e do PAS.
Já os candidatos que passaram no Vestibular EaD devem efetuar matrícula na semana que vem, entre terça (13) e quinta-feira (15), no mesmo site. Os candidatos não convocados em primeira chamada devem manifestar interesse em participar da lista de espera entre 16 e 19 de agosto. A segunda chamada ocorre a partir do dia 20.
Mais orientações sobre as matrículas podem ser obtidas no site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). Demais informações sobre os processos seletivos encontram-se nos sites do Vestibular de Inverno 2024, do Vestibular EaD 2024 ou no App Vestibular UEM.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br.