fisica

Prazo vai até 24 de setembro, pela Internet, com reserva de vagas para cotista e a possibilidade da oferta de bolsa

Tiveram início, ontem (25), as inscrições on-line para o processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), polo da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para ingresso na Turma 2025.

Trata-se de uma oportunidade aos professores de Física da Rede Básica de Ensino, no sentido de elevar o nível a carreira. O MNPEF representa uma chance de o professor ou professora se tornar mestre em ensino, promover inovação nas aulas e ainda oferecer inspiração aos alunos. O prazo de inscrição prossegue até 24 de setembro, pelo link 

Também conhecido como Profis, o MNPEF é um programa stricto sensu em rede Nacional, criado no ano de 2013, como uma proposta de pesquisadores da Sociedade Brasileira de Física. Aprovado em 2013 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com nota 4, em 2022 passou a nota 5. A UEM abriga o Polo número 20 entre os 60 existentes pelo País.

A coordenação geral está centrada (CPG) na Sociedade Brasileira de Física – Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Os editais do processo seletivo são elaborados pela comissão indicada pela CPG e aprovados pela Capes. O MNPEF tem como público alvo os professores em pleno exercício com aulas de Ciências ou Física no ensino fundamental ou médio, com prioridade aos da rede pública de ensino, e, caso não tenham sido preenchidas até 20% das vagas, os de rede privada. 

O Polo UEM ainda contempla uma vaga de cotista (racial ou de deficientes). Somente podem concorrer a bolsa docentes efetivos da rede pública de ensino que tenham passado no estágio probatório e aprovados no processo seletivo.

Como resultado final do curso, cada pessoa matriculada deve produzir uma dissertação contendo como parte integrante um Produto Educacional (PE) devidamente aplicado no âmbito escolar, envolvendo técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula, como por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Linhas de pesquisa

Com área de concentração em Ciências e Humanidades para a Educação Básica, o Polo da UEM no MNPEF oferece três linhas de pesquisa que estão organizadas de forma a classificar as dissertações ou materiais instrucionais produzidos pelos discentes (docentes da rede de ensino básica) como requisitos para a obtenção do título de mestre.

Linha de Pesquisa 1 – Física no Ensino Fundamental

Desenvolvimento de produtos e formas de abordagem visando conteúdos de Física adequados a estudantes do Ensino Fundamental, de forma integrada com outras disciplinas.

Linha de Pesquisa 2 - Física no Ensino Médio

Atualização do currículo de Física para o Ensino Médio de modo a contemplar resultados e teorias da Física Contemporânea visando uma compreensão adequada das mudanças que esses conhecimentos provocaram e irão provocar na vida dos cidadãos.

Linha de Pesquisa 3 - Processos de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino de Física

Desenvolvimento de produtos e processos de ensino e aprendizagem que utilizem tecnologias de informação e comunicação tais como aplicativos para computadores, mídia para tablets, plataforma para simulações e modelagem computacionais, aquisição automática de dados, celulares e redes sociais.