Programa de computador será utilizado por estudantes do curso de Letras - Bacharelado em Tradução, da UEM
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) firmou acordo de cooperação gratuito com a empresa fornecedora do software de tradução MemoQ. O programa será utilizado por alunos do curso de Letras - Bacharelado em Tradução, vinculado ao Departamento de Letras Modernas (DLM).
A licença de instalação permanente foi obtida pela instituição na semana passada, por intermédio da professora do DLM Liliam Cristina Marins. A aquisição recebeu autorização do Comitê de Tecnologia de Informação (Coti/UEM) e foi assinada na última sexta-feira (30).
O software será implantado nos computadores do laboratório de informática do bloco H-35, no câmpus sede da UEM. Os estudantes do bacharelado em Tradução também poderão utilizá-lo gratuitamente em seus computadores pessoais.
O MemoQ auxilia os tradutores na criação de memórias de tradução, funcionalidades que sugerem, ao usuário, palavras ou sentenças traduzidas previamente - o tradutor pode aceitar as sugestões e adaptá-las ao seu contexto de uso no texto. A tecnologia também possibilita a elaboração de glossários específicos para diferentes áreas.
O programa tem interface própria e permite o desenvolvimento de projetos de tradução alimentados pelo tradutor, o que otimiza o tempo do processo tradutório. Conforme Marins, o acesso ao software é fundamental para a formação técnica dos estudantes, em especial para uso na disciplina de Tradução e Recursos Computacionais. “O programa possibilita não apenas a tradução de diferentes formatos de arquivos, como também a criação e a utilização de memórias de tradução e glossários diversos”, explicou.
“A aquisição deste software pela Universidade é um grande ganho para a formação dos tradutores e das tradutoras do nosso curso, pois será possível o manuseio de um programa profissional, que, devido ao seu alto custo, não poderia ser adquirido individualmente por nossos alunos e alunas do bacharelado em Tradução”, completou.
A previsão é que a tecnologia esteja disponível para o uso dos alunos a partir das próximas semanas. Para mais informações sobre o software, é possível acessar o site oficial do MemoQ.