Documentário da UEM busca conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

doctea-750x417
    24-05-2023
    Com direção de Paulo Cesar Pupim e produção de Pâmela Suélen Trindade, está no ar o documentário “Vozes” (11’53’’), no canal da UEM TV no YouTube.

O objetivo do curta-metragem é ajudar na conscientização e dar mais visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da gravação Felipe Piva Amorim (aluno do curso de Letras/Inglês) e sua mãe Maisa Carla Piva, Mariana Garcia Lima (acadêmica do curso de História) e o professor do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Pier Paolo Negri.

Durante os depoimentos em alusão ao Abril Azul estabelecido por meio da Organização das Nações Unidas (ONU), os entrevistados comentaram sobre os desafios, as dificuldades impostas pelo TEA e como lidam com a situação no cotidiano e na Universidade.

Por exemplo, a aluna de História na UEM, Mariana Garcia Lima, de 25 anos de idade, foi diagnosticada aos 17 com TEA no mesmo período em que passou no vestibular. Ela argumentou que o Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais (Propae) da UEM a ajudou nas condições em que podiam e nesses últimos oito anos o assunto evoluiu bastante. “Estou no coletivo com sete outros estudantes e professores que possuem o transtorno e que me entendem e falam a mesma linguagem”.

Apesar disso, Mariana reclamou que “a universidade pública não está preparada para pessoas atípicas, pessoas neurodivergentes, porque, de maneira geral, as instituições não oferecem apoio às pessoas nas suas especificidades. E, justificou: “cada autista é diferente do outro. Tenho hipersensibilidade auditiva e audiovisual que me incomodam, além de dificuldades com som alto e excesso de luzes”.

A universitária comentou em seu depoimento que tem aprendizado audiovisual, ou seja, só ouvindo e vendo, assimila as aulas e por isso prefere prova oral, porque se expressa melhor falando do que escrevendo. “Não consigo colocar as ideias no papel de forma que fique um texto acadêmico, mas não desisto dos meus sonhos”, concluiu.

****Com informações da Assessoria de Comunicação/UEM

Documentário “Vozes”, acesse AQUI