UEM é eleita a 14ª melhor universidade do Brasil e a 23ª da América Latina

uem-e-eleita-a-14a-melhor-universidade-do-brasil-e-a-23a-da-america-latina-643ecff8b6b30
    18-04-2023
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) foi classificada em um dos mais prestigiados rankings internacionais de ensino superior, o SCImago Institutions Rankings (SIR), como a 14ª melhor universidade do Brasil. No Paraná, a instituição foi superada apenas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O SIR é uma das classificações mais abrangentes e renomadas para universidades e instituições de pesquisa e, no ano de 2023, avaliou o desempenho de 4.533 instituições em todo mundo. Os critérios utilizados para a classificação incluem a produção científica, a inovação e o impacto social. A inclusão no ranking não depende do envio de informações pela universidade, pois foram avaliadas todas que publicaram pelo menos 100 artigos em 2022 incluídos na base de dados Scopus, produzida pela editora Elsevier.

Conforme a lista divulgada, a UEM ocupa ainda a posição 23 na América Latina, 70 na Ibero-América, 273 entre os BRICS e 1.132 no mundo. Ela foi classificada em todas as áreas de conhecimentos avaliadas, conforme indica a tabela abaixo. Além disso, a instituição foi ranqueada entre as 10 melhores universidades do Brasil nas áreas de Ciência de Alimentos, Zootecnia e Zoologia, Química, Engenharia Mecânica e Matemática.

Para uma universidade estadual do interior, isso é um feito notável, afirma o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, Mauricio Reinert do Nascimento, docente do Departamento de Administração (DAD) e professor permanente dos programas de pós-Graduação em Administração (PPA) e em Contabilidade (PCO). Segundo ele, “tirando as estaduais paulistas, somos a primeira entre as estaduais brasileiras. No Paraná, estamos atrás apenas da UFPR. É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na UEM e incentivo para continuar investindo em pesquisa, ensino e inovação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado. A instituição construiu uma base sólida e ampla, pois ranqueou em todas as 19 áreas de conhecimento. Essa base tem condições de dar frutos por muito tempo”.

Para melhorar a colocação atual “o esforço agora é transformar a geração de conhecimento científico em inovação, esse é um trabalho que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG/UEM) está fazendo. No momento em que consigamos fazer essa transição nós melhoraremos muito nosso resultado. Mas já temos o mais importante, o desenvolvimento de conhecimento científico novo e de ponta. Isso é o mais difícil para se atingir”, reitera Nascimento.

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO