XVIII Simpósio de Filosofia da UEM está com inscrições abertas

uem-na-midia
    13-06-2024
    Entre os dias 18 e 20 de junho, o Programa de Pós-graduação em Filosofia (PGF) e o Departamento de Filosofia (DFL) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promovem o XVIII Simpósio de Filosofia da UEM - Estoicismo: história, herança e atualidade. O evento será presencial e realizado no Auditório do Bloco G-34, 1º andar.

O simpósio visa discutir, resgatar e reavaliar o legado estoico na História da Filosofia. Como um dos mais importantes sistemas filosóficos da antiguidade, especialmente no período helenístico, o estoicismo apresenta sua filosofia como um todo interligado, que articula as três partes estoicas: Lógica, Física e Ética. Essa síntese poderosa foi fundamental para debates posteriores, particularmente no confronto com o cristianismo, e as frequentes retomadas de elementos estoicos em diversas fases da história da filosofia até os dias atuais.

Podem participar do simpósio a comunidade em geral (interna e externa), professores de Educação Básica e Superior, e alunos de graduação e pós-graduação em Filosofia, História, Educação, Ciências Sociais e Letras.

O estoicismo, fundado no século III a.C., defende que o bem supremo é viver de acordo com a razão e a natureza, aceitando os acontecimentos que não dependem da nossa vontade e cultivando as virtudes da sabedoria, justiça, coragem e temperança. Os estoicos afirmam que a felicidade não depende de fatores externos, mas de como nos relacionamos com eles, e que devemos buscar a serenidade e a autossuficiência diante das adversidades. Esta filosofia influenciou diversos pensadores antigos e modernos, como Marco Aurélio, Sêneca, Epiteto, Montaigne, Descartes, Kant, Spinoza, Nietzsche, entre outros. O estoicismo continua relevante na atualidade, oferecendo recursos éticos e psicológicos para lidar com desafios contemporâneos como estresse, ansiedade, depressão, violência, injustiça e crise ambiental.

O evento possibilita a divulgação dos trabalhos realizados pelos professores e alunos do Departamento de Filosofia e do programa de pós-graduação em Filosofia da UEM, bem como a troca de experiências e conhecimentos com pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais. Isso promove a integração entre as diferentes áreas da filosofia e outras disciplinas afins, favorecendo o diálogo interdisciplinar e a ampliação das perspectivas filosóficas.

O simpósio estimula o interesse e a participação dos estudantes de graduação e pós-graduação em Filosofia, que podem apresentar seus trabalhos, assistir às palestras e debates, e receber certificados de horas complementares. Além disso, fortalece o papel da UEM como uma instituição pública de ensino superior, comprometida com a produção e difusão do conhecimento científico e cultural, e com a formação de profissionais qualificados e cidadãos críticos e conscientes. A comunidade externa também se beneficia, tendo acesso gratuito ao conteúdo das apresentações e das publicações online, e conhecendo as atividades e projetos desenvolvidos pelo Departamento de Filosofia e pela UEM.

As inscrições são gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas por meio deste link. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Haverá certificação para os participantes.

(Francisco Dias Neto/UEM)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO