Professor da UEM é finalista da primeira edição do Jabuti Acadêmico

00000-uem-fachada3-750x500
    22-07-2024
    Como já é tradição, Maringá está novamente na rota do Prêmio Jabuti, tradicionalíssimo no mercado editorial brasileiro. Mas desta vez, trata-se do Jabuti Acadêmico, em sua primeira edição.

A nova premiação foi criada para reconhecer e enaltecer o valor das produções acadêmicas, científicas e profissionais que moldam e impulsionam o avanço do conhecimento em nosso país.

“Ao lançar esta premiação, que agora está em sua primeira edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico preenche uma lacuna essencial, dando destaque ao mérito das obras que ultrapassam as fronteiras do campo literário tradicional. Ao reconhecer e premiar os esforços de autores e editores dedicados à produção científica e acadêmica, não apenas celebramos o trabalho árduo e a dedicação desses profissionais, mas também incentivamos outros a trilharem o mesmo caminho”, diz a organização.

Professor do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marcelo Escudeiro Hernandes está entre os cinco finalistas na categoria Matemática, Probabilidade e Estatística com o livro “Um primeiro contato com bases de Gröbner e suas aplicações” (242 págs), publicado pela editora da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) em 2023.

O professor explica que o livro aborda um método matemático (as Bases de Gröbner) que possibilita resolver vários problemas algébricos envolvendo polinômios e ilustra como essa ferramenta pode ser utilizada para abordar problemas. “Serve para a modelagem do controle de tráfego ferroviário, coloração de mapas com certo número de cores, modelagem e completamento de sudoku, verificação de teoremas em Geometria Euclidiana, validação de construções realizadas com origami, entre outros”, exemplificou, via ASC/UEM.

A divulgação de obras através do renomado selo do Prêmio Jabuti Acadêmico não apenas amplia sua visibilidade, mas também impulsiona a disseminação do conhecimento produzido no país. Esse processo contribui diretamente para o fortalecimento da reputação internacional da produção acadêmica brasileira, estimulando a colaboração e a troca de ideias em um cenário global.

Capa do livro (Crédito: Reprodução)
    Premiação em 6 de agosto
    Em sua categoria, Marcelo Escudeiro Hernandes concorre contra outras quatro obras: “Estatística decodificada” (ed. Blucher), de Anderson Rodrigo da Silva; “Métodos multivariados de análise estatística” (ed. Blucher), de Lúcia Pereira Barroso e Rinaldo Artes; “Modelos de volatilidade para derivativos” (FGV Editora), de Yuri F. Saporito; e “Uma introdução à convexidade em grafos” (ed. Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), de Fábio Protti, Júlio Araújo, Mitre Dourado e Rudini Sampaio (IMPA).

A cerimônia de entrega da premiação ocorrerá em 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, onde serão revelados os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais.

Os autores premiados em cada uma das categorias receberão uma estatueta e um prêmio de R$ 5 mil.

“No total foram 1.953 obras inscritas, o que demonstra toda a força da primeira edição do Prêmio. Agradeço ao corpo de jurados pela dedicação e trabalho impecável em avaliar todos os trabalhos que chegaram para avaliação. Todos os finalistas estão de parabéns e merecem nosso reconhecimento”, afirma Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.

Recentemente, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou a professora Silvia Pimentel como a Personalidade Acadêmica da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Reconhecida nacional e internacionalmente, a advogada e ativista é homenageada por sua significativa contribuição aos Direitos Humanos, lutando pela igualdade de gênero e no combate à discriminação.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO