Professor Marcelo Escudeiro, da UEM, é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

uem-na-midia
    22-07-2024
    Marcelo Escudeiro Hernandes, do Departamento de Matemática (DMA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está entre os finalistas da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Ele concorre na categoria Matemática, Probabilidade e Estatística com o livro “Um primeiro contato com Bases de Gröbner e suas aplicações”.

O livro aborda as Bases de Gröbner, um método matemático que resolve problemas algébricos relacionados a polinômios. Segundo Hernandes, a obra ilustra como essa ferramenta pode ser aplicada em diversas situações práticas, como modelagem de controle de tráfego ferroviário, coloração de mapas, sudoku, verificação de teoremas em Geometria Euclidiana e validação de construções com origami.

Receba todas as nossas notícias pelo Whatsapp.
    Siga o Maringá Post pelo Instagram.
    O resultado do Prêmio Jabuti Acadêmico será anunciado em 6 de agosto durante uma cerimônia no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo. A premiação, que reconhece obras de excelência nas áreas científicas, técnicas e profissionais, conta com 29 categorias divididas entre Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor receberá R$ 5 mil e uma estatueta. Ao todo, foram inscritas 1.953 obras nesta primeira edição.

Além da entrega dos prêmios, a cerimônia incluirá uma homenagem à Professora Silvia Pimentel, escolhida como Personalidade Acadêmica desta edição inaugural do Prêmio Jabuti Acadêmico. Reconhecida internacionalmente por seu trabalho como professora, advogada e ativista pelos estudos de igualdade de gênero, Pimentel receberá uma honra especial aos 84 anos de idade.

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO