Professor da UEM é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024

uem-na-midia
    23-07-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem um representante finalista no Prêmio Jabuti Acadêmico 2024. Marcelo Escudeiro Hernandes, do Departamento de Matemática (DMA) concorre com o livro "Um primeiro contato com Bases de Gröbner e suas aplicações". Esta será a primeira edição do famoso prêmio literário na área acadêmica. Hernandes concorre no eixo Matemática, Probabilidade e Estatística.

O professor explica que o livro aborda um método matemático (as Bases de Gröbner) que possibilita resolver vários problemas algébricos envolvendo polinômios e ilustra como essa ferramenta pode ser utilizada para abordar problemas. “Serve para a modelagem do controle de tráfego ferroviário, coloração de mapas com certo número de cores, modelagem e completamento de sudoku, verificação de teoremas em Geometria Euclidiana, validação de construções realizadas com origami, entre outros”, exemplificou.

O resultado da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico será divulgado no dia 6 de agosto em cerimônia oficial no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo. A premiação literária foi criada neste ano para reconhecer obras de excelência das áreas científicas, técnicas e profissionais.

Ao todo, são 29 categorias, divididas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Cada vencedor será premiado com R$ 5 mil e uma estatueta. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, organizadora do prêmio, foram 1.953 obras inscritas.

O Prêmio Jabuti é uma das premiações literárias mais importantes do Brasil. Além da entrega de prêmios, haverá uma homenagem à Silvia Pimentel, escolhida como a Personalidade Acadêmica desta primeira edição. Aos 84 anos, ela é professora, advogada e ativista reconhecida internacionalmente pela sua contribuição na luta e nos estudos sobre igualdade de gênero.

(Marcelo Bulgarelli/UEM)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO