Universidade Estadual de Maringá tem três novos cursos de doutorado

uem-na-midia
    19-07-2024
    A Universidade Estadual de Maringá (UEM) celebrou, ao longo desta semana, a aprovação de três novos cursos de doutorado. Entre eles, estão os dois primeiros doutorados profissionais da instituição, nas áreas de Ensino de História e de Políticas Públicas. O outro curso aprovado foi o de Bioenergia, na modalidade acadêmica.

Os doutorados em Bioenergia e Ensino de História foram aprovados nesta terça-feira (16), pelo Conselho Universitário (COU/UEM). Tratam-se de programas em rede nacional, organizados em parcerias com outras universidades, e que dependiam de chancela interna da UEM. Ambos os cursos já haviam sido aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023 e, agora, podem iniciar atividades na instituição. As atividades podem ocorrer nas modalidades presencial e a distância.

Já o doutorado profissional em Políticas Públicas será totalmente ofertado pela UEM. O curso recebeu aprovação da Capes nesta quarta-feira (17), e deve iniciar suas atividades ao longo dos próximos meses, após homologação no Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicação em portaria do Ministério da Educação (MEC).

Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UEM, Mauro Ravagnani, as aprovações contribuem para a expansão da pós-graduação da Universidade. “A UEM é uma instituição que busca, ainda, a verticalização da pós-graduação, por meio da criação de cursos de doutorado. Agora, chegamos aos 37 cursos de doutorado em 56 programas de pós-graduação, e a meta, até o final do ano de 2024, é chegar aos 40 doutorados. Esse é, sem dúvida, um grande avanço para uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no interior e financiada pelo governo do Estado do Paraná”, comemorou.

Com essas novas aprovações, a UEM passa a ofertar 93 cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos entre 44 mestrados e 35 doutorados na modalidade acadêmica, além de 12 mestrados e, agora, dois doutorados na modalidade profissional. Ao todo, a Universidade conta com 56 programas de pós-graduação, sendo 44 acadêmicos e 12 profissionais. Confira, abaixo, mais detalhes sobre os programas recém-aprovados.

Doutorado em Bioenergia
    O doutorado em Bioenergia é desenvolvido em rede nacional pela UEM e mais cinco Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses - as universidades estaduais de Londrina (UEL), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro), além da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O programa associado em rede tem, ainda, a colaboração da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR).

As atividades do curso começaram em março deste ano nas universidades parceiras, e agora poderão ser iniciadas na UEM. Aprovado em 2023 pela Capes, o doutorado em Bioenergia recebeu nota 4, em escala que, para doutorados, vai de 4 até 7. Antes da aprovação junto ao COU/UEM, nesta semana, a implantação do curso também recebeu pareceres favoráveis da PPG, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP/UEM) e do Conselho de Administração (CAD/UEM).

Na UEM, o doutorado estará vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Bioenergia (PPB), aprovado pela Capes em 2009 para a oferta do curso de mestrado. As linhas de pesquisa já desenvolvidas são Biocombustíveis e Energias Renováveis.

Para mais informações sobre o programa, é possível acessar o site do PPB/UEM.

Doutorado Profissional em Ensino de História
    Também chancelado pelo COU nesta semana, o Doutorado Profissional em História passará a integrar o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da UEM. O curso em rede já havia recebido aprovação da Capes em 2023, com nota 5, bem como pareceres positivos do CEP/UEM e do CAD/UEM.

As atividades do curso, que agora podem ser iniciadas pela UEM, começaram em março deste ano junto às IES parceiras. Ao todo, 40 universidades de todo o Brasil compõem a rede do programa associado. A coordenação, neste momento, é da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O novo curso será o primeiro doutorado profissional desenvolvido pela UEM. A modalidade, que pode ser aplicada tanto a mestrados quanto a doutorados, prioriza estudos e técnicas diretamente voltadas a desempenho e qualificação profissionais de alto nível.

Desde 2016, a UEM já desenvolvia o curso de mestrado do ProfHistória, aprovado pela Capes em 2013 e também associado à rede, atualmente com nota 5. As linhas de pesquisa desenvolvidas são Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão; Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória; e Saberes Históricos no Espaço Escolar.

Interessados podem acessar o site do ProfHistória/UEM para obter mais informações.

Doutorado Profissional em Políticas Públicas
    O segundo doutorado profissional desenvolvido na UEM será o curso de Políticas Públicas, aprovado nesta quarta-feira (18) pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da Capes, após proposta encaminhada em 2023. Antes, a implantação do curso já havia sido chancelada internamente na UEM por PPG, CEP, CAD e COU.

O novo curso passará a integrar o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPP) da UEM, que já ofertava, desde 2010, o mestrado profissional na área, aprovado pela Capes com nota 4.

As linhas de pesquisa já desenvolvidas no PPP são Processos Participativos em Políticas Públicas; Políticas de Saúde e Educação; Políticas Públicas e Desenvolvimento; e Justiça, Segurança Pública e Cidadania. Mais informações podem ser obtidas no site do PPP/UEM.

(Vinicius Guerra/UEM)

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO