Colóquio Feminismo Negro aborda, de hoje a sexta-feira, o papel da mulher negra no ativismo digital

coloquio
    24-07-2024
    ACS UEM
    Começa nesta quarta-feira, 24, e prossegue até sexta-feira, o XI Colóquio Feminismo Negro, que terá como tema “Negras Digitais: Ativismo, Militância e o Discurso de Ódio nas Redes Sociais”. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), acontece às 19 horas, no Auditório 29 de Abril, Bloco I12.

O Colóquio nesta quarta-feira terá a palestra “Representatividade negociada: raça e gênero na publicidade”, que será proferida pela professora Marcelle Felix, com a mediação da professora Marivânia Conceição Araújo, coordenadora do Neiab. Felix é doutoranda e mestra em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisadora do Grupo de Estudos Multidisciplinares de Ações Afirmativas (GEMAA), do IESP.

A integrante do Neiab Emily Damasceno afirma que, este ano, o objetivo principal do evento é “abordar a interseção entre raça, gênero e tecnologia, destacando o papel das mulheres negras no ativismo digital, promovendo uma discussão sobre como essas mulheres utilizam as redes sociais para promover mudanças sociais e enfrentam desafios, como o discurso de ódio on-line.”

Segundo Damasceno, o evento também busca ampliar o entendimento sobre as experiências das mulheres negras inseridas no mundo digital, suas estratégias de resistência e os impactos dessas dinâmicas no espaço digital e na sociedade.

Na quinta-feira, às 19h30, será realizada a mesa redonda “Mulheres negras e mídias digitais: alcance e limites de atuação”, com a participação das profissionais egressas da UEM, Eliane Aparecida de Oliveira, mestre em Ciências Sociais e editora do Portal Preta e Acadêmica; e da advogada e influencer digital Sara Araújo, também formada em Ciências Sociais pela UEM.

O último dia do evento, sexta-feira, com início das 19 horas, será dedicado aos grupos de trabalho, realizados de forma on-line e com a apresentação de pesquisas científicas. Os grupos foram divididos em:

“Intersecção entre raça, gênero e tecnologia”
    “Presença negra no Ciberespaço: Ativismo vs. Algoritmo”
    “Mulheres negras, militância e trajetórias”
    “Que dívida? Eu nunca escravizei ninguém”: discursos de ódio contra a população.”
    O evento é gratuito e aberto a docentes e discentes de todos os níveis, assim como a interessados da comunidade externa da UEM. O Colóquio conta com o apoio da Comissão de Igualdade Racial da OAB Maringá.

Login Form

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO