Departamento de Engenharia Têxtil da UEM em Goioerê completa 25 anos

textil
    18-10-2023
    Nesta quinta-feira, 19 de outubro de 2023, estamos comemorando bodas de prata da criação do DET - Departamento de Engenharia Têxtil, da UEM - Universidade Estadual de Maringá, data imensamente importante para todos os servidores lotados neste Departamento, e muito importante para o CRG – Campus Regional de Goioerê.

Na organização estrutural da UEM o Departamento tem papel fundamental para os cursos, é nele que os professores são lotados é aonde ocorre as discussões pedagógicas, distribuição de aulas e definição de projetos de ensino, pesquisa e extensão. O DET teve seu primeiro chefe Pro Tempore, o Prof. Dr. Manoel Francisco Carreira.

Olhando para os 25 anos que se passaram, não podemos esquecer dos esforços e conquistas de todos os colegas, professores e servidores, que, com muita persistência e dedicação, deixaram seu legado e suas histórias de amor ao Departamento. Durante muitos anos este Departamento albergou apenas o curso de Engenharia Têxtil, e por alguns outros anos o curso de Moda (Cianorte), foi lotado no DET. O tempo passou e, após 13 anos, em 2011, foi criado o curso de Engenharia de Produção, ampliando para 02 cursos a este Departamento. Nessa trajetória, vale ressaltar também o apoio do DET ao curso de Engenharia de Produção com ênfase em Confecção Industrial, que está na UEM de Maringá.

Com a criação do DET foi possível a autonomia dos cursos em relação às suas demandas, maior integração e possibilidades de crescimento dos importantes pilares da UEM: Ensino, Pesquisa e Extensão, que a cada dia se consolida entre as universidades.

Nesse sentido, agradecemos a cada servidor/colaborador e acadêmico que por aqui passaram, e nos ajudaram na construção e manutenção deste Departamento, em especial um agradecimento ao Prof. Dr. Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, Diretor do Centro de Tecnologia (CTC) no período ao qual o Departamento foi criado, e que participou diretamente com seu apoio em momentos importantes deste Departamento, os quais podemos destacar: criação de programa de capacitação coletiva dos docentes a nível de mestrado em parceria com o Departamento de Engenharia Química (UEM), criação de um projeto em parceria com o Ministério da Educação, que proporcionou a capacitação de grande parte dos docentes Engenheiros Têxteis a nível de Doutorado na Universidade do Minho (Portugal). Destaca-se também sua participação efetiva na criação dos laboratórios de Controle de Qualidade/Químico Têxtil, sua atuação na formação do curso de Engenharia de Produção no DET, entre tantos outros apoios a este departamento.

Ao longo desses anos o DET já formou 443 Engenheiros Têxteis e 83 Engenheiros de Produção. A todos os envolvidos, nossos agradecimentos sinceros, e que venham mais 25 anos.

Departamento de Engenharia Têxtil – CRG/UEM

DENUNCIEUEM SEM ASSÉDIO