Imprimir

Leonardo Teixeira, 18 anos: o melhor colocado

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou na manhã de ontem – ao mesmo tempo em que o portal de O Diário - a classificação geral do Vestibular de Verão 2008. Na primeira chamada, foram convocados 1.582 candidatos, de um total de 16.657 inscritos.

O primeiro colocado na classificação geral foi do curso de Medicina. Leonardo Campos Teixeira, 18 anos, de Araruna (a 93 km de Maringá), fez 557 pontos. Ele cursou o ensino médio em Maringá e fez cursinho preparatório em Curitiba. Inicialmente eufórico por ter passado em primeiro lugar no vestibular da UEM, Leonardo começa a pensar nas alternativas de que dispõe para os estudos. “Ainda não sei onde vou estudar porque aguardo o resultado de três vestibulares, um deles na Universidade de São Paulo (USP)”, diz o estudante. Ele prestou vestibular na UEM quatro vezes. O segundo lugar também é do curso de Medicina. Guilherme Gdla, de Ponta Grossa, fez 541,7 pontos.

A lista geral de aprovados foi afixada no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica. A partir das 10 horas, quando os portões do ginásio foram abertos, a euforia tomou conta dos candidatos aprovados. “É uma emoção muito grande, deixei de fazer a prova do meio do ano para pode me dedicar a esta”, diz Vitor Hugo Marani, 17 anos, que passou em primeiro lugar no curso de Educação Física. “É inexplicável, uma sensação de alívio em saber que o ensino médio terminou”, conta Isabelle Niviane Amorim, 17 anos, também aprovada em Educação Física.

Muitos familiares ficaram mais entusiasmados do que os próprios vestibulandos. “A gente acaba indo a plantão junto, faz o vestibular junto e fica numa ansiedade muito grande”, diz Noth Camarão, mãe de Marcelo Camarão Trevisan, 17 anos, que foi aprovado no curso de Física. “Agora vejo que tudo valeu a pena: a pressão para que ele estudasse e tudo o que passamos juntos”, acrescenta.

De acordo com o presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado, Doherty Andrade, estão previstas pelo menos 15 chamadas para completar o número de vagas abertas pela universidade.