Imprimir

Assis inaugura novo piano da UEM

O Convite à Música da última quinta-feira aconteceu “fora da casa”. Enquanto o auditório Luzamor passa por reformas, a Secretaria de Cultura apostou em parcerias para garantir a agenda de espetáculos na cidade.

A apresentação do pianista Carlos Alberto Assis, professor em Curitiba da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, aconteceu na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e marcou a estréia do novo piano do Departamento de Música.

Em noite de casa cheia, muita gente se acomodou como pode do lado de fora da sala Padre José Penalva. Ao som do piano de Assis, mestre em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia, o público fiel do projeto e dezenas de rostos novos, a maioria alunos da UEM e moradores da zona 7, aproveitou a informalidade do espaço para se acomodar do lado de fora e ouvir Beethoven, Haydn, Villa-Lobos e outros compositores brasileiros.

O músico driblou o calor maringaense com elegância e envolveu o público com os acordes do piano, que tomaram não apenas a sala do novo bloco da Música, mas se espalharam pelas proximidades, atraindo quem passava por lá.

A sala lotada não abrigou a todos, mas, do lado de fora, adultos e crianças se acomodaram sentados nas muretas, no gramado e outros em cadeiras espalhadas pelo corredor.

A noite quente e agradável colaborou e todos puderam aproveitar o concerto.

“Nós nos mudamos há apenas um mês, vindos do Mato Grosso do Sul e é muito bom ter uma oportunidade como esta”, disse o professor Carlos Eduardo Lopes.

A psicóloga Carolina Laurenti sorriu e disse que quando decidiu morar em Maringá esperava uma agenda cultural mais elaborada.

Agora, ela comemora a realização de parte de suas expectativas. “Eu estou gostando muito porque era exatamente isso que esperava. É uma oportunidade excelente de, no meio da semana, ter a opção de uma noite de boa música”.


Estréia

No recital, o pianista Carlos Alberto Assis agradeceu o convite e disse sentir-se honrado em participar da apresentação especial para a estréia do novíssimo piano da marca japonesa Kawai.

Além da apresentação, Assis participou, como professor convidado, das bancas de seleção do teste seletivo para professores temporários na área de Piano do Departamento de Música.

“Foi uma apresentação muito boa, o piano é excelente e a platéia de Maringá é muito receptiva, tivemos casa cheia e muito calor humano”, comentou.

A chefe do departamento de Música da UEM, Vânia Fialho, conta que o piano novo também simboliza o reconhecimento de todo o trabalho realizado pelos professores e alunos do curso.

A destinação dos recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) para a compra de material depende de uma decisão conjunta da reitoria, pró-reitoria e diretores de centro e todos concordaram que o piano era uma prioridade para a área de Música, da mesma forma que um laboratório da área de Ciências ou de Tecnologia.

“O piano custou R$ 51 mil, o valor é alto e representa a percepção de que aqui se produz conhecimento. Uma vitória especialmente para a área de Artes, que nem sempre é reconhecida como científica”, conta Vânia.

O departamento também recebeu recursos para a instalação de armários do tipo cofre, para acondicionar instrumentos e o investimento, de aproximadamente R$ 31 mil, garante a devida conservação de cada um deles.

O músico Paulo Henrique Baldassi, professor e instrumentista, entende o momento de comemoração. “Eu me formei aqui. Para nós, o piano representa o crescimento do curso, a valorização do trabalho de todo mundo aqui no departamento. E, mais que isso, um incentivo para que a gente continue nesse caminho”.

Para Vânia, a apresentação foi uma realização dupla por marcar a estréia do piano e trazer para a universidade o público do Convite à Música.

Ela comemora a presença de muitas pessoas que nunca haviam estado na UEM como uma aproximação entre a instituição e a comunidade.

“Muitos nos vêem à distância, como um sonho impossível, mas a verdade é que estamos de portas abertas e aqui, todos são bem vindos”, disse.

 

Juliana Fontanella