Imprimir

Baldassi toca Chopin e Lizt no Luzamor

O pianista maringaense Paulo Henrique Baldassi é a atração desta quinta-feira no projeto Convite à Música. O músico vai apresentar uma sonata de Beethoven, estudos (composições com enfoque técnico e musical) de Chopin e Lizt e uma balada de Chopin.

A apresentação tem início às 21 horas, no Auditório Luzamor (Rua Néo Alves Martins, 1.704). A entrada é franca.

“Este é um repertório que preparo há algum tempo, mas não escolhi especificamente para este recital. São peças que provavelmente farão parte do meu repertório durante bastante tempo”, conta Baldassi.

“Chopin e Beethoven são compositores que todos os pianistas adoram.”

Na primeira parte do recital, será executada a “Sonata 17 op.31nº2”, de Beethoven; na segunda, “ Estudo op.10nº1”, de Chopin, “ Estudo Transcedental nº7”, de Lizst, e “Balada op.38nº2”, de Chopin.

Baldassi nasceu em Maringá e começou a estudar piano aos seis anos, com a mãe. Em 2007, formou-se em piano no curso de Música, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e pretende fazer mestrado no instrumento. O pianista quer conciliar a vida acadêmica com a carreira de instrumentista.

“No Brasil, os pianistas eruditos, geralmente, acabam partindo para a carreira acadêmica”, comenta.

Para o instrumentista, tocar no projeto Convite à Música, que já recebeu pianistas de renome nacional e internacional, é uma grande responsabilidade.

“Quando o músico sobe ao palco, a responsabilidade pesa. Tem que tocar muito para ir se acostumando”, avalia.

Esta não é primeira vez que Baldassi se apresenta no Auditório Luzamor . Ele já participou do projeto outras vezes como solista e também como integrantes de conjuntos de Câmara.

 Fábio Massalli