Imprimir

CineUEM volta com curtas

O projeto de cinema CineUEM volta das férias com um filme em homenagem aos atores e diretores. A temporada 2009 será aberta com o francês “Cada um com o seu cinema”, que será exibido amanhã à noite, no Auditório Ney Marques, no campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Dificilmente temos oportunidade de ver curtas de outros países”, comenta a coordenadora do CineUEM, Fátima Neves. “Esse filme é uma boa opção para ver curtas e também conhecer diretores de 25 países dos cinco continentes”.

“Cada um com o seu cinema” foi lançado em 2007 em comemoração aos 60 anos do Festival de Cannes, na França. O filme foi concebido pelo diretor do festival francês, Gilles Jacob, que convidou diversos cineastas para apresentarem sua visão sobre a paixão pelo cinema.

Foram feitos curtas com duração de 3 minutos que formam o filme que tem 1h39 ao todo.

A lista é variada e mostra a diversidade da produção cinematográfica no mundo. Como Takeshi Kitano, Alejandro González Iñárritu, Aki Kaurismäki, Lars Von Trier, Gus Van Sant, Roman Polanski, David Cronenberg, Wong Kar Wai, Abbas Kiarostami, Manoel De Oliveira, Wim Wenders, Walter Salles, David Lynch, Ken Loach, entre outros.

Eles mostram sua visão do cinema e abordam também a história, aspectos técnicos e polêmicos. Muitos dos curtas apresentam cartazes ou cenas de filmes clássicos ou de sucesso nas bilheterias na história do cinema.

Após a exibição de “Cada um com o seu cinema” haverá debate com comentários das professoras Fátima Neves e Zuleika Bueno.

O CineUEM está em fase de fechar a programação para 2009, atendendo às exigências burocráticas da universidade.

A programação contempla gêneros como clássicos, cults e filmes brasileiros no mesmo mês. Também é certo que haverá novas mostras e maratonas.

Entre elas estão cogitados sobre Batman, Federico Fellini e sobre filmes de horror.

Os próximos filmes na programação são “Fahrenheit 451” (dia 19) e “A Festa de Babette” (dia 26).

 

Andy Iore