Imprimir

Ministro da Saúde participa de atividades e inaugura obra em Maringá

Maringá foi escolhida pelo ministro para as comemorações do Dia Mundial da Saúde e do Dia Mundial de Atividade Física pelas ações desenvolvidas na promoção de atividades físicas

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Maringá no próximo dia 6 para uma série de inaugurações dentro da programação do Dia Mundial de Atividade Física (6 de abril) e Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Na Praça de Todos os Santos, às 10 horas, o ministro inaugura a 42ª Academia da Terceira Idade (ATI), na sequência, entrega a Unidade Básica de Saúde do Jardim Internorte, na rua Mitsuzo Taguchi, e às 11h30 a Horta Comunitária Terapêutica do Hospital Municipal.

As inaugurações fazem parte da programação das atividades que marcam as duas datas comemorativas. “As atividades serão realizadas entre os dias 4 e 7 de abril em todas as regiões de Maringá e voltadas ao público de todas as idades”, adianta o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

Maringá foi escolhida pelo ministro para as comemorações do Dia Mundial da Saúde e do Dia Mundial de Atividade Física pelas ações desenvolvidas pela administração na promoção de atividades físicas, combate ao tabagismo e orientação sobre alimentação saudável e nutrição. O próprio Ministério da Saúde hoje reconhece Maringá como um dos municípios brasileiros que mais incentiva a saúde preventiva.

Prova disso, lembra Nardi, é que nos três últimos anos a Secretaria de Saúde recebeu o prêmio de incentivo financeiro do Ministério para ações que promovem a atividade física pelo projeto das ATIs. Os recursos são integralmente investidos no monitoramento dos frequentadores das academias.

Outro programa de Maringá premiado na área de saúde é o das Hortas Comunitárias. O programa foi contemplado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais com prêmio de US$ 25 mil. A entidade premia projetos de cunho social que atendem a comunidade de forma permanente. O valor será investido nas 10 Hortas Comunitárias existentes e na implantação de outras 10 hortas.

O Governo Federal também reconhece o programa de Hortas Comunitárias de Maringá como alternativa de melhoria na qualidade de vida da população, e vai auxiliar na implantação de 15 hortas na região e do Centro de Referência em Agricultura, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM). “São ações implantadas na atual administração dentro do programa Maringá Saudável”, lembra o secretário Antônio Carlos Nardi.

Redação