Imprimir

Paranacity quer mais recursos do FPM

Mário Shideo Yamamoto (PMDB), prefeito de Paranacity, visitou ontem a redação de O Diário. Acompanhado de Cláudio Vismara, vice-prefeito e Adair do Amaral, secretário de Educação e Cultura, Yamamoto renovou a parceria com o programa O Diário na Escola, iniciada há sete anos.

Yamamoto fez parte da comitiva de prefeitos da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) que foi a Brasília, no final do mês passado, protestar contra a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“Com quase 10 mil habitantes, recebemos o mesmo que um município de 2 mil. Se já não podemos fazer muito pelo município com esse dinheiro, faremos menos se o valor diminuir”, diz Yamamoto. De acordo com o último censo, Paranacity tem 9.876 habitantes.

Em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), nova contagem censitária foi feita e o resultado deve ser divulgado ainda este ano.

Caso tenha mais de 10.188 habitantes, o repasse do FPM ao município, atualmente de R$ 300 mil, será acrescido em R$ 100 mil.

Na avaliação do prefeito, o número de moradores será maior do que o limite do FPM. Ao final do projeto de construção de moradias dos trabalhadores na Usina Santa Terezinha, Paranacity terá mais dois mil moradores, pelo menos. “Das 850 casas previstas, 200 já foram construídas”, diz ele.

Redação