Imprimir

Áreas mais procuradas e carreiras em ascensão

Os segmentos da construção civil, agronegócio, estética, cosmética, administração de empresas e direito estão entre os preferidos pelos mariangaenses

 

Escolher uma profissão é uma tarefa difícil. Requer muita reflexão para evitar arrependimentos. Diante desse passo importante, consultores organizacionais recomendam evitar a ilusão imediatista que, geralmente, paira sobre profissões que sofrem alta momentânea.

Por isso, além de avaliar com cuidado quais as reais habilidades e gostos, vale observar como está o mercado e, inclusive, quais os cursos superiores mais procurados.

O diretor de Serviços Acadêmicos do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Ricardo Carvalho Rodrigues informa que a instituição sempre teve alta demanda nos cursos de Agronegócio, Agronomia e Medicina Veterinária pelo fato de a economia da região receber forte influência dos setores agropecuário e sucroalcooleiro .

Outros cursos procurados, segundo o diretor, são a Engenharia Civil e a Arquitetura. Rodrigues explica que no ano passado, em decorrência do crescimento do setor da construção civil houve até falta de profissionais do setor.

“Essa demanda deve continuar alta porque o mercado imobiliário também é forte em Maringá”, afirma, citando que o pacote habitacional do governo federal deve movimentar ainda mais o segmento.

Rodrigues destaca ainda o curso de Estética e Cosmética, aberto no último ano. Segundo a coordenadora Jackeline Guinoza Siraichi, a grande procura não deve ser momentânea.

“Em Maringá ainda não há esse profissional qualificado. Por isso, certamente o mercado vai absorver rapidamente esse pessoal, porque há demanda”, declara. A professora comenta que foram abertas três turmas no noturno e uma diurna para atender a demanda.

O diretor informa ainda que a área de Informática, como Web Design, Análise de Sistemas e redes, também tem boa procura. Administração e Direito, segundo Rodrigues, recebem grande número de alunos por serem áreas que permitem ampla atuação.

Na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os cursos mais procurados seguem a tendência. A diferença, contudo, está em algumas áreas da saúde, como Medicina e Odontologia, que estão entre os mais concorridos nos vestibulares da instituição. A disputa acirrada pelas vagas é uma consequência do bom desempenho dos cursos da UEM em avaliações do Ministério da Educação.

Graziela Castilho