Música não é só entretenimento. Além de acalantar
ouvidos, é também um meio poderoso de integração social. Esta faceta foi o tema
de um curso realizado semana passada pelo inglês Robert Wells, na Universidade
Estadual de Maringá (UEM).
Baseado em um estudo desenvolvido nos últimos
25 anos pela Guinthall School Of Music and Dance, em Londres, onde trabalha, ele
apresentou uma metodologia que permite a criação de uma peça musical por pessoas
que não precisam ter conhecimento algum na área. O mais interessante é que o
objetivo principal não é a criação, mas, sim, a união proporcionada pelo
trabalho em equipe.
Além de Maringá, o professor passou, também, por Belo
Horizonte e Brasília. Na UEM, o público predominante era de estudantes e
professores do Departamento de Música - alguns já envolvidos com projetos
sociais, como o Música na Escola, realizado pelo Centro de Promoção Humana, em
Santa Fé, a 62 quilômetros de Maringá.
O professor explicou que o método
pode ser aplicado em comunidades, em salas de aula e até em penitenciárias, como
forma de aliviar as tensões sociais, geradas, principalmente, pelas diferenças
culturais, étnicas e religiosas. É vital para a sociedade que encontremos
formas de integrar os grupos e, para mim, essa é uma das funções da música,
explicou.
O trabalho começa com a seleção de um grupo. Se ninguém domina
instrumento algum, pode-se investir no canto. Com a orientação de um músico, as
pessoas dão início à composição e é neste ponto que elas começam a conversar.
Geralmente, líderes surgem durante o processo, mas não no sentido
ditatorial do termo. Eles aparecem como facilitadores das decisões, tomadas
sempre pelo grupo, de forma democrática.
Já realizei esse trabalho em
uma prisão e foi difícil nos primeiros encontros, porque os detentos não se
entendiam e xingavam uns aos outros, lembrou. Aos poucos, passaram a trabalhar
juntos e a comunicação mudou no grupo.
Outro ponto destacado pelo
professor é o de valorização das preferências musicais dos participantes. Na
criação, o grupo dá vazão ao que julga mais interessante e não precisa tocar
composições com mais de dois séculos -músicas que talvez não tenham a ver com
eles.
A chefe do Departamento de Música na UEM, Vania Malagutti Sialho,
explica que, a partir de 2012, quando todas as instituições de ensino
fundamental e médio tiverem de inserir a música no conteúdo programático,
segundo lei federal sancionada ano passado, os conflitos em sala de aula poderão
diminuir. A música é um elemento aglutinador, que sensibiliza, disciplina e
estimula o trabalho em grupo.
Thiago Ramari