Imprimir

Dupla com repertório variado

A atração de hoje do Convite à Música é prata da casa. José Gustavo Ruiz e Israel Martins são acadêmicos do curso de Música da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e vão levar ao palco do projeto, por meio da voz do primeiro e do piano do segundo, 14 peças curtas de diferentes períodos da história da música.

A apresentação começará às 21 horas, no Auditório Luzamor, com a execução de duas obras do compositor barroco alemão George Friedrich Händel: “Dank sei dir Herr” e “Ombra mai fu”. Na sequência, os estudantes presentearão o público com o romantismo dos italianos Stanislao Gastaldon e Vincenzo Bellini, do austríaco Franz Schubert e do espanhol Federico Moreno Torroba. Para completar, trarão ainda os brasileiros Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone com obras mais recentes, do início do século 20.

“Será uma apresentação que abrangerá composições do século 18 ao século 20”, diz Ruiz. A escolha do repertório reflete o que a dupla aprendeu no ano passado na graduação. Ao todo, a apresentação deverá durar aproximadamente 50 minutos e o público ouvirá canções em alemão, italiano e português.

Entre todas as peças, Ruiz conta que as mais conhecidas são as de Händel e Torroba. Já as do brasileiro Villa-Lobos , “Lundu da Marquesa de Santos” e “Canção do poeta do século XVIII” são desconhecidas do grande público. “Mas são muito bonitas”, garante Martins.

Ruiz vai se apresentar no projeto pela primeira vez, mas Martins já subiu no mesmo palco outras três vezes, acompanhado de um grupo de música histórica, no qual cantava e tocava flauta.

“Desde que o projeto teve início, criou-se em Maringá um público fiel de música erudita, que, antes, contava apenas com poucas apresentações”, lembra Martins.


Currículos

Apesar de estudante universitário, Ruiz é organista e regente da Catedral Nossa Senhora da Glória e do Centro Cultural e Social São Francisco Xavier, além de integrante do Grupo Vocal do Centro Universitário de Maringá (Cesumar).

Ele começou a estudar música no município paranaense de Jaguariaíva. Depois veio para Maringá, onde aprendeu órgão e piano.

Já Martins começou com o piano, em Maringá, há 15 anos. Ele participou de diversos eventos, como o Festival de Música de Londrina e a Oficina de Música de Curitiba. Também participou da Semana de Música Barroca da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Serviço

Os acadêmicos José Gustavo Ruiz e Israel Martins se apresentam hoje no Convite à Música, a partir das 21 horas, no Auditório Luzamor, localizado na Rua Néo Alves Martins, 1.704.

Thiago Ramari