Imprimir

Piso ecológico é criado em Maringá

Composto com material reciclável e criado para a dissertação de mestrado em Engenharia Urbana da arquiteta Layane Alves Nunes - com orientação do professor e engenheiro civil Paulo Fernando Soares, da Universidade Estadual de Maringá -, o piso ecológico é permeável e visa a auxiliar o escoamento da água da chuva. O produto, porém, ainda está em fase de desenvolvimento.

“Queríamos reaproveitar material reciclável, então, incorporamos a brita de borracha, que é o resto de sola de sapato picado”, declara Layane. Com isso, ela diz que obteve um piso permeável e poroso, que pode até amenizar a temperatura e ruídos nas áreas urbanas. “A comprovação desses benefícios, porém, ainda está em teste”.

A arquiteta informa que as placas antiderrapantes têm 40 por 25 centímetros e são indicadas para utilização em calçadas. Inclusive, as medidas foram estipuladas de acordo com a modulação das calçadas de Maringá. O objetivo é evitar perdas e reduzir a geração de resíduos. Quando o trabalho for finalizado, Layane diz que a intensão é comercializar o piso no mercado nacional.

Redação