Imprimir

Com 76 filmes, 6º Festival de Cinema de Maringá começa nesta quinta-feira

Uma rápida olhada nos filmes selecionados para a Mostra Competitiva do 6º Festival de Cinema de Maringá, que será realizado de 3 a 10 de julho na Universidade Estadual de Maringá (UEM), torna possível perceber a qualidade dos concorrentes às 12 categorias do Troféu Cunha de Aço deste ano.

No total, foram selecionados 72 filmes para a mostra competitiva, dos quais sete são longas-metragens (tanto em 35 mm quanto digital), 22 são curtas em 35 mm e 42 estão no formato digital. Eles concorrem a R$ 25 mil em prêmios em dinheiro, além do Troféu Cunha de Aço, confeccionado pelos artistas plásticos Carlos Emar Mariucci e Hélio Yamamura.

Entre os longas, tipo de produção mais popular entre o público, os dois mais badalados, com certeza, são “A Festa da Menina Morta”, de Matheus Nachtergaele, e “Feliz Natal”, de Selton Melo.

Ambos são a primeira incursão dos prestigiados atores na direção de um longa-metragem. Já estrearam em circuito nacional, mas permanecem inédito nos cinemas maringaenses. Ambos os filmes foram premiados em outros festivais, como o de Paulínia (“Feliz Natal”) e Gramado (“A Festa da Menina Morta”).

Outros destaques são a animação “Belowars”, de Paulo Munhoz, primeira produção em longa-metragem do gênero produzida no Paraná e os documentários “Cantoras do Rádio”, de Gil Barone e Marcos Avellar; “Favela on Blast”, de Leandro HBL e Wesley Pentz e “Andarilho”, de Cao Guimarães.

Completam a lista da mostra competitiva em longa-metragem: “Inversão” , de Edu Felistoque e “KFZ - 1348”, de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso. Como nas outras edições do festival, os vencedores serão escolhidos por voto popular.

Homenagem
Embora para o público o festival comece amanhã, com a exibição dos primeiros filmes da mostra competitiva e a realização das primeiras oficinas de cinemas e debates culturais, hoje será realizado o lançamento do festival, com a entrega do Troféu Cunha de Aço em homenagem à atriz paranense Simone Spoladore.

Vencedora do prêmio de melhor atriz da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por “Desmundo” (2002), Simone atuou em filmes como “Lavoura Arcaica” (2001) e “O Ano em que meus pais saíram de férias” (2006).

O 6º Festival de Cinema de Maringá também homenageará o centenário do nascimento de Carmem Miranda com uma exposição com curadoria do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS - PR), contendo cartazes, fotos e filmes da Pequena Notável, que serão exibidos durante o evento. O Festival de Cinema de Maringá de 2009 teve orçamento de R$ 392.379,41 de recursos captados pela Lei Rouanet. O patrocínio é da Viapar.

Copatrocinam a Romagnole e o Governo do Paraná. Os apoiadores são O Diário, Ministério da Cultura, Sol Propaganda, Decision, Maringá Convention & Visitors Bureau, Hadock Buffet, Siapar, Havec, TV Clipping, MIS-PR, Cinemateca de Curitiba, RIC TV, UEM, Acim e Montweb.

Entrada Franca
Mostra competitiva do Festival de Cinema de Maringá. Sexta-feira, a partir das 18 horas e de 4 a 10 de julho, a partir das 13 horas, em duas salas do Bloco H35, adaptadas para exibição de filmes em 35 mm e digital. A entrada é franca.