Imprimir

Avaliação seriada aumenta disputa no vestibular da UEM

O número de inscritos para o Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) é 10% ante o mesmo período em 2010. São 16.634 candidatos na disputa por 1.514 vagas, em mais de 60 cursos. Na seleção do verão de 2010, foram 18.568 concorrentes – recorde da instituição – para 2.216 vagas.

A queda de inscrições no concurso se deve ao aumento do interesse dos candidatos pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS), que oferece 750 vagas – 20% do total de vagas anuais da UEM – aos alunos que estão cursando o ensino médio. Os aprovados no PAS vão ingressar na universidade em 2012 – vai ser a primeira vez que a UEM admite alunos por este sistema.

Apesar do volume de inscrições ter diminuído, a concorrência geral aumentou. No vestibular de verão 2010, eram 8,9 concorrentes por vaga; agora, são 10,9. "A concorrência está maior porque temos menos vagas para o vestibular em função do PAS", explicou o presidente da Comissão do Vestibular da UEM, Emerson Arnaut de Toledo.

 

Arquivo DNP
alt

Estudantes durante as provas do Vestibular de Verão 2011 da UEM. Programa de Avaliação Seriada, que terá a terceira etapa no próximo mês, está mudando o vestibular, deixando-o mais concorrido

 

 

Segundo o diretor do Curso e Colégio Sapiens em Maringá, Paulo Inada, a divulgação da concorrência do vestibular pouco interfere na rotina do candidato, já que a preparação para as provas começou no início do ano. "A concorrência serve mais como um alerta para o aluno acelerar revisões e leituras."

 

Aviso
"A concorrência serve mais
como um alerta para o aluno
otimizar o tempo e acelerar
revisões e leituras"
Paulo Inada
Diretor do Colégio Sapiens
de Maringá

Dos total de inscritos, 3.274 se candidataram pelo sistema de cotas sociais. Em 24 cursos, a concorrência entre os cotistas é maior que na disputa geral. É o caso de Enfermagem, com 15 cotistas por vaga e 11,9 na concorrência geral.

 

As provas serão aplicadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, das 8h50 às 13 horas. O candidato pode consultar o local de provas na internet, a partir de 17 de novembro. A lista dos aprovados será divulgada no dia 13 de janeiro de 2012.


PAS

Neste ano, o PAS teve 22.893 inscritos, dos quais 12.194 farão as provas da primeira etapa; 7.071, as da segunda fase; e 3.628, as da terceira etapa. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro. O resultado será divulgado em 13 de janeiro de 2012.

É a primeira vez que a UEM aplicará a prova da terceira etapa para os alunos que foram aprovados nas duas fases anteriores. Os aprovados na última etapa serão os primeiros a ingressar na UEM sem passar por vestibular. O PAS é destinado a alunos de escolas públicas ou particulares.

O estudante faz três provas ao final de cada série do ensino médio e, com a pontuação acumulada nas três etapas, ele pode garantir uma vaga. O candidato só escolhe o curso na inscrição para a última etapa.

 

Ranking

alt

 

Pontuação

alt

http://www.odiario.com/maringa/noticia/502413/avaliacao-seriada-aumenta-disputa-no-vestibular-da-uem/