Imprimir

21 pacientes aguardam cirurgia ortopédica em Maringá

Vinte e uma pessoas estão à espera de vagas nos hospitais para passarem por cirurgias ortopédicas em Maringá. A informação é da 15ª Regional de Saúde. O cadastro mais antigo, de dez de janeiro, é de um paciente que se encontra internado no Hospital Universitário de Maringá (HU). A unidade, vinculada à Universidade Estadual, é responsável por quase metade da fila de espera, com dez pacientes internados.

"A fila da ortopedia está grande", afirmou o diretor da Regional, Kazumichi Koga, ontem. De acordo com ele, as outras onze pessoas aguardam cirurgia no Hospital Metropolitano de Sarandi, oito; no Hospital Santa Rita, dois; na Santa Casa de Maringá, um.

Para solucionar a questão do HU, Koga afirma que tem conversado com a administração do hospital. "Mas não sabemos o que impede a fila de andar. Maringá tem gestão plena em Saúde e repassa a verba diretamente aos hospitais. Nós atuamos junto com a Secretaria Municipal de Saúde, regulamos e pedimos para que o atendimento seja agilizado", destaca.

O diretor-clínico do HU, Dorvalino Gusmão de Aguiar, questionou a informação da Regional de que haveria uma pessoa na fila desde o dia dez deste mês. Segundo ele, os dez pacientes à espera de uma cirurgia deram entrada nesta semana e a situação deve ser solucionada em breve.

"Temos agendadas três cirurgias hoje (ontem) e três amanhã (hoje), até sexta-feira devemos operar todos. Mas não respondemos por aqueles que aguardam transferência para outros estabelecimentos. Isto cabe a eles e à Central de Leitos da Regional", alegou.

A Regional informou que apenas um caso de trauma ortopédico com referência no Hospital Metropolitano se encontra no HU, no momento. No entanto, a transferência e operação não foi realizada, porque depende da estabilização do paciente que sofreu traumas no crânio.


Promotoria

Em maio de 2011, a Promotoria de Justiça de Proteção da Saúde Pública de Maringá requereu a realização de 13 cirurgias ortopédicas no HU. No mês seguinte, a promotora Stella Maris Sant’Anna Ferreira Pinheiro entrou com uma ação civil pública contra o Estado, município e o hospital, exigindo o cumprimento do contrato para a manutenção do atendimento ortopédico pelo SUS e para a realização de cirurgia para pacientes que aguardavam o procedimento.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/533477/21-pacientes-aguardam-cirurgia-ortopedica-em-maringa/http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/533477/21-pacientes-aguardam-cirurgia-ortopedica-em-maringa/