Imprimir

Trote com álcool e trânsito

O início do ano letivo na Universidade Estadual de Maringá (UEM) contou com os tradicionais trotes. Mesmo aqueles com bebidas alcoólicas, tintas, cortes de cabelo e outros condenados pela instituição. No campus de Maringá, 2012 se inicia com 16.493 alunos de graduação. Desse total, 2.730 são calouros.

Já no fim da manhã de ontem, vigilantes da UEM tinham apreendido diversos materiais para a ‘recepção’ dos novatos, como chifre de boi, lata de óleo, ovos, farinha de trigo, manteiga e inúmeras garrafas de bebidas alcoólicas. Para coibir ações que depreciem o aluno física ou moralmente, a instituição distribuiu panfletos aos calouros explicando como agir perante o trote. O disque denúncia, até o início da tarde, havia recebido 10 ligações. Todas de terceiros incomodados com as confusões.

Alunos flagrados dentro do campus praticando trote violento podem sofrer sanções administrativas. Todos, inclusive aqueles que praticarem estes atos fora da área da UEM estão sujeitos a responder por crimes definidos no Código Penal, como constrangimento ilegal e lesão corporal.


Trânsito


Os trotes deixaram o trânsito mais lento nas regiões próximas ao campus, como nos cruzamentos da Avenida Colombo com a Rua Professor Lauro Werneck e com a Avenida São Paulo. De acordo com o secretário de Transportes de Maringá, Valdir Pignata, a lentidão por causa das comemorações "não são normais". "Esperamos que a situação se regularize nos próximos dias", disse.

Próximo a outras instituições que retomaram as atividades, como escolas e colégios privados, a Secretaria Municipal de Transporte (Setran) procurou dar apoio aos alunos. "Fiscalizamos na entrada e saída dos estabelecimentos, com pessoal dando apoio para que motoristas respeitassem as faixas de pedestres. Também procuramos preservar as vagas especiais que as vans escolares tem para facilitar para seus usuários", afirmou Pignata.

AVISO


"Para evitar atrasos e correrias,
reforço a recomendação aos
motoristas para que planejem
seu trajeto"

Valdir Pignata
Secretário de Transportes

Como amanhã é a vez das redes estadual e municipal de educação recepcionar seus mais de 50 mil alunos, o secretário pede que o motorista que tenha muita atenção nas regiões próximas às instituições. "Para evitar atrasos e correrias, reforço a recomendação aos motoristas para que planejem seu trajeto pensando na possibilidade de enfrentar tráfego intenso. Desta forma, ele não sai de última hora e evita acidentes", explicou o secretário.

Ao longo desta semana, mais de 100 mil maringaenses devem começar a frequentar alguma instituição de ensino – da creche ao ensino superior.

 http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/540053/trote-com-alcool-e-transito/