Imprimir

Professora Leonor Marcon Silveira, da Universidade Estadual de Maringá, morre na Itália

Faleceu no domingo (12) a professora Leonor Marcon Silveira, do Departamento de Geografia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), que estava na Europa, onde desenvolvia uma pesquisa sobre mudanças climáticas, na Universidade de Barcelona, Espanha. A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (13) pela assessoria de imprensa da UEM. Leonor morreu em Roma, na Itália, onde passava o final de semana.

 

alt

Leonor: retorno da Espanha seria no domingo

A professora havia viajado há cerca de um mês, por meio do programa de mobilidade acadêmica internacional, coordenado pelo Escritório de Cooperação Internacional, da UEM. O estudo que desenvolvia em terras espanholas ocorria na Faculdade de Geografia Física, em parceria com o professor Javier Martin Vide, presidente fundador da Associação Espanhola de Climatologia. O retorno dela estava programado para o dia 19 de fevereiro.

Responsável pela Estação Climatológica da UEM, Leonor, de 68 anos, coordenava atividades que envolviam observações da temperatura, velocidade e direção do vento, umidade relativa do ar, radiação solar, nebulosidade, índice de chuva, pressão atmosférica, etc.

O trabalho no setor permite aos meteorologistas fazerem a previsão do tempo para as próximas 24 horas e apontarem a tendência para três dias, nas diversas regiões dos estados do Sul.

A partir de bancos de dados como o da UEM é possível observar o regime pluvial e térmico, a freqüência de veranicos e de geadas, a intensidade da irradiação solar nos diferentes períodos sazonais e outros elementos meteorológicos.

A estação emite laudos técnicos meteorológicos para os setores público e privado, dá suporte nas áreas que vão da indústria à construção civil, passando pela agricultura, recursos naturais, transportes e seguros, entre outras.

Para a chefe do Departamento de Geografia da UEM, Deise Regina Elias Queiroz, Leonor teve fundamental importância, principalmente pelo trabalho desenvolvido na Estação Climatológica.

Além deste trabalho, a professora Leonor ainda orientava estudantes de pós-graduação e desenvolvia muitos intercâmbios com professores de outros países, sobretudo a Espanha. Na UEM, era uma das responsáveis pela disciplina de climatologia agrícola.

Leonor era casada com o professor aposentado pela UEM James da Silveira - um dos fundadores da instituição. James, no último dia 13 de janeiro, participou da homenagem de entrega do diploma de número 50 mil a uma formanda do curso de economia.

A UEM informa que está tomando as medidas cabíveis para providenciar o translado do corpo da professora.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/542353/professora-leonor-marcon-silveira-da-uem-morre-na-italia/