Imprimir

“Nosso trabalho é fomentar”

José Carlos Valêncio >> Novo presidente do Codem

Como foi sua participação no Codem até o momento?


Faço parte da entidade desde a fundação, em 1996. Atuei como conselheiro e participei de algumas câmaras técnicas. Fui relator do projeto do Contorno da Universidade Estadual de Maringá (UEM), com o objetivo de aprimorar as diretrizes básicas daquela região. Esse projeto inclui um túnel, mudanças nas ruas próximas e o incremento do traçado urbano dentro da universidade.

Já que o senhor conhece bem esse projeto, qual o custo estimado dele e as chances de se concretizar?

Esse projeto será feito em cinco etapas. A última vez que eu vi as planilhas foi há 2 anos, então eu não me lembro dos valores. Existe um trabalho de comunicação entre as câmaras técnicas do Codem e a UEM. Hoje o assunto está em dois conselhos da universidade, o CAD (Conselho de Administração) e o COU (Conselho Universitário). Essa fase é necessária, porque são eles os proprietários do imóvel. Sei que há conversas bem adiantas entre o prefeito e a universidade.


O Codem nasceu do movimento Repensando Maringá (1996). O que precisa ser repensado agora para o futuro da cidade?

Agora já estamos pensando em 2030. O Codem está sempre adiantando os projetos, alguns anos à frente. Nosso processo é este: apresentar projetos, criar expectativas, trabalhar em cima e representar a comunidade. Vamos dar continuidade aos projetos que estão sendo implantados. O Codem representa mais de cem entidades, então podemos dizer que representamos a sociedade. Depois das conversas com o poder público, distribuímos as informações entre as entidades. É como se o município tivesse, gratuitamente, mais de cem técnicos trabalhando para a administração. E são todos voluntários, além do nosso corpo executivo. Nosso trabalho é fomentar.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/542944/nosso-trabalho-e-fomentar/