Imprimir

Risco é oito vezes maior

Uma pesquisa que faz parte de uma dissertação de mestrado em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), explica que o risco relativo de morte em crianças nascidas de cesariana é oito vezes maior do que em bebês trazidos à luz por parto normal.

A pesquisa analisou mortes de 569 crianças menores de 1 ano. Os casos estudados ocorreram em um período de 10 anos e o trabalho foi desenvolvido por Denise Albieri Jodas, sob orientação de Maria José Scochi, doutora em Saúde Pública.


Maria José afirma que uma explicação para o resultado da pesquisa está no fato de que, na cesárea, o feto nem sempre está pronto para nascer, como ocorre no parto normal. "Quando uma criança nasce de parto normal, ela está pronta, com o corpo preparado. É importante que a mulher que escolher a cesárea tenha em mente que os riscos são maiores".


Segundo a pesquisa, mesmo que não venham a óbito, crianças tiradas do útero materno antes do tempo podem sofrer problemas diversos, como a má-formação de órgãos. "A última parte da criança que se desenvolve é o pulmão, que, quando tirado antes do tempo, pode apresentar problemas. Crianças assim terão mais riscos de desenvolver pneumonia", complementa Maria José.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/544980/risco-e-oito-vezes-maior/