Imprimir

Ambulatório de Dor retoma atividades hoje

Depois do recesso dos acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Ambulatório de Dor volta às atividades hoje, na Policlínica Zona Norte, no Jardim Alvorada. A clínica volta ao ritmo normal com atendimentos sempre às quartas-feiras, das 14 às 17 horas.

Criado em agosto do ano passado em parceria com a Sociedade Paranaense do Estudo da Dor e Secretaria da Saúde de Maringá, o ambulatório conta com o trabalho de estudantes do curso de Medicina da UEM, sob coordenação do médico Orlando Colhado, presidente da Sociedade Paranaense para o Estudo da Dor, coordenador da Liga Sem Dor de Maringá (criada pelos acadêmicos de Medicina), coordenador adjunto do curso de Medicina da UEM e doutor em dor pela Universidade de São Paulo (USP).

Colhado explica que o ambulatório é apropriado para atender a população da rede pública de saúde que não tem acesso a clínicas particulares para tratar dores crônicas não controladas. "Fazemos uma discussão de cada caso. Os pacientes que sofrem de dores crônicas são submetidos a diversos tipos de tratamentos específicos, que são os bloqueios terapêuticos para o controle da dor.

NA RAÍZ


"Esse é o diferencial; nós
tratamos a causa da dor.
Para o aluno, é uma
oportunidade de
aprendizagem"

Orlando Colhado
Coordenador do Ambulatório

de Dor

No próprio ambulatório fazemos a aplicação de medicamentos", diz Colhado, destacando que o tratamento da dor deve ser feito por médicos especialistas. "Esse é o diferencial do ambulatório; nós tratamos a causa da dor. Para o aluno, é uma oportunidade de aprendizagem", completa.

Ele diz que há muitos tipos de dores, mas os casos mais frequentes são dor de cabeça, dor lombar, dor ciática (hérnia de disco) e fibromialgia. O médico ressalta que esse atendimento não é primário, pois o paciente chega ao Ambulatório de Dor encaminhado por um médico da rede pública, que fez a primeira avaliação.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/547843/ambulatorio-de-dor-retoma-atividades-hoje/