Imprimir

Neusa: primeira reitora da UEM

A professora doutora em Pedagogia Neusa Altoé foi reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) entre 1998-2002, bem na virada do século. Hoje é vice-reitora da instituição. Na lista de conquistas profissionais está a criação de 22 cursos de graduação durante a gestão como reitora em Umuarama, Cidade Gaúcha, Cianorte, Maringá e região.

No primeiro período em que foi vice-reitora, entre 1994-1998, ela acompanhou o lançamento da Livraria Universitária e da Rádio Universitária. Hoje está novamente no cargo de vice, ao lado do reitor Júlio Santiago Prates Filho, até 2014. "Eu fui a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora no Estado do Paraná, a responsabilidade era grande.

O prestígio da UEM não permitia erros nem fracassos, portanto, a dedicação e o trabalho foram intensos, mas sempre obtive o apoio da comunidade universitária", destaca Neusa.

O maior desafio foi o financiamento para a universidade pública, já a criação de novos cursos de graduação e a defesa da autonomia da universidade foram as maiores conquistas. "O que mais me orgulha foi sempre ter a comunidade universitária e a comunidade local, regional e política unida, em defesa desse patrimônio científico, acadêmico, cultural e social que é a UEM", diz.


Para Neusa a participação da mulher em todas as áreas da UEM é uma conquista, porque a mulher demonstra cada vez mais ser capaz e responsável, sem medo de errar e de enfrentar novos desafios. "Falta muito para chegarmos onde queremos, mas estamos sempre a postas para lutar e mostrar a capacidade feminina em todas as áreas de conhecimento, da pesquisa, do ensino e da administração pública", afirma.


Entre as características femininas que fizeram diferença na sua trajetória, Neusa destaca a coragem e a determinação na busca das soluções, além de nunca desanimar.


"A UEM é um ente social, científico, cultural e acadêmico, é o maior patrimônio maringaense. Para liderar servidores, professores e acadêmicos com tantos graus diferentes é preciso usar de democracia e procurar compreender e entender as dificuldades e os anseios de cada pessoa", conclui.

http://www.odiario.com/moda-e-beleza/noticia/548922/neusa-primeira-reitora-da-uem/