Imprimir

Professores da UEM cruzam os braços hoje

Está programada para hoje a primeira paralisação de docentes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), em 2012. O movimento é organizado pela Seção Sindical dos Docentes da UEM (Sesduem), que reúne cerca de 2 mil professores. De acordo com a vice-presidente da Sesduem, Marta Bellini, a possibilidade de a categoria entrar em greve será discutida no auditório central da instituição a partir das nove horas.

"Nossa principal reivindicação é a extinção do Decreto 3.728 de 2012. Acreditamos que ele é inconstitucional, pois prevê que a folha de pagamento das universidades seja encaminhada ao Governo do Estado, o que fere a autonomia universitária.

Mas também pedimos a equiparação salarial entre docentes e técnicos administrativos do ensino superior e queremos que o governo volte atrás no corte de verbas de custeio", afirmou a professora.

Também está marcada, para o dia 14 de março, uma paralisação, incluindo os funcionários e professores das universidades e dos colégios estaduais do Paraná. Haverá protestos e uma assembleia geral em Curitiba. "Nela vamos discutir o rumo do movimento. Se não houver diálogo com o governo até lá, há a possibilidade de sair um indicativo de greve", declarou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Éder Rossato.

A representante da Sesduem falou que a entidade apoia e participará o movimento do dia 14, pois as reivindicações são de toda a categoria. "Defendemos a bandeira da valorização e da melhoria do ambiente de trabalho dos profissionais da Educação", diz.

http://maringa.odiario.com/maringa/noticia/550369/professores-da-uem-cruzam-os-bracos-hoje/